Prosegur teve vendas de 947 milhões de euros no 1º trimestre
A Prosegur comunicou vendas de 947 milhões de euros nos primeiros três meses de 2022. Este valor representa um crescimento de 17,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O relatório de receitas da Prosegur reportou um valor de 947 milhões de euros em vendas durante o primeiro trimestre deste ano. Desse valor, a empresa teve um lucro líquido de 11 milhões de euros, o que a coloca em níveis semelhantes aos que tinha antes de a pandemia ter começado, noticia a Servimedia.
A empresa registou um crescimento de 17,9% em comparação com o período homólogo. Este crescimento foi orgânico e aconteceu, especialmente no último mês do trimestre, em todas as geografias e linhas de negócio. As vendas beneficiaram, por isso, de um ambiente macroeconómico mais favorável e de taxas de câmbio estáveis.
Quanto à rentabilidade das operações, o Ebitda foi de 60 milhões de euros, o que corresponde a uma melhoria de 19,1%. A margem Ebitda permaneceu estável em 6,3%.
Apesar de a Prosegur registar uma tendência de melhoria em todas as suas unidades de negócio, no caso da Prosegur Security, esta continua a ser afetada pela falta de produtividade, pelo fim dos subsídios e pelo esforço comercial nos Estados Unidos. No primeiro trimestre do ano, a rentabilidade foi afetada pelo efeito sazonal, amplificado pela inflação.
Como resultado, o rendimento líquido consolidado da empresa foi de 11 milhões de euros, menos 36,7%. A dívida financeira líquida no final do primeiro trimestre ascendia a 1089 milhões de euros, com um custo médio de 1,33%.
O nível de endividamento permanece estável, com um rácio de dívida financeira líquida/EBITDA de 2,4x. A empresa conseguiu, ainda, prolongar o prazo de vencimento da dívida empresarial após a emissão de obrigações ordinárias – no passado dia 6 de abril – por um montante de 500 milhões de euros.
Segurança Prosegur
No que diz respeito à evolução da atividade por linhas de negócio, a Prosegur Security, o negócio de vigilância e tecnologia da empresa, registou vendas de 469 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, o que representa um aumento das receitas de 15,5%.
Estes números mostram a reativação generalizada das vendas em todas as geografias, especialmente nos mercados maduros. No caso dos Estados Unidos, o crescimento foi superior a 50%. Além disso, as vendas de soluções de segurança baseadas na tecnologia estão a avançar rapidamente.
Ainda assim, as margens da Prosegur Security continuam a ser afetadas pela forte incidência da variante Omicron, ainda presente nos primeiros dois meses do ano, e pelo fim dos programas de ajuda nos Estados Unidos.
Como resultado, o Ebitda ascendeu a 7 milhões de euros, 50,5% abaixo, com uma margem Ebitda de 1,5%. O Ebitda subjacente (excluindo os programas de ajuda) cresceu 11%.
Prosegur Cash
A Prosegur Cash registou vendas de 411 milhões de euros nos primeiros três meses de 2022, 18,8% mais do que no mesmo período do ano anterior. A empresa tem mantido uma tendência positiva na evolução das suas receitas em todas as geografias, graças ao aumento do volume de dinheiro transportado, favorecido pela situação inflacionista e por um impacto quase neutro em termos de moedas.
As atividades de produtos novos foram 24,3% mais elevadas do que no primeiro trimestre de 2021. Este valor sobe para 57,1% se os desinvestimentos forem excluídos. Como resultado, os produtos novos reportaram vendas de 95 milhões de euros nos primeiros três meses de 2022 e já representam 23,1% das receitas totais.
O Ebita da Prosegur Cash atingiu 55 milhões de euros neste primeiro trimestre, o que corresponde a um aumento de 0,5% e uma margem de 13,3%. Contudo, é de notar que o Ebitda subjacente – que exclui as mais-valias do desinvestimento no Prosegur AVOS – progrediu 60,2% e mostra um aumento positivo na margem de 3,4 pontos percentuais, o que reflete o impacto da alavancagem operacional e as medidas de eficiência adotadas.
Alarmes Prosegur
A atividade dos alarmes da Prosegur fechou o primeiro trimestre do ano com uma base total de 724 mil ligações, das quais 374 mil correspondem a Alarmes Prosegur da Movistar e 350 mil a Alarmes Prosegur, que agrupa todas as operações fora de Espanha.
A atividade comercial da Movistar Prosegur Alarmes mantém a sua forte taxa de crescimento, com um aumento de 48,8% em comparação com o primeiro trimestre de 2021. Já a Prosegur Alarms registou vendas de 43 milhões de euros, com um crescimento orgânico positivo de 17,6%, que é principalmente afetado pela desconsolidação da Espanha.
Prosegur AVOS
A Prosegur AVOS, uma linha de negócio especializada na externalização de processos e transformação digital para o setor financeiro e de seguros, registou um crescimento de 30,6% a 21 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022.
Dentro deste crescimento há um forte progresso na área tecnológica, onde se destaca a AVOS Tech, cujas vendas representam agora quase 30% das receitas, em comparação com os 20% que representavam no primeiro trimestre de 2021, e a Cipher, a unidade de cibersegurança, com receitas de quatro milhões de euros no primeiro trimestre de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prosegur teve vendas de 947 milhões de euros no 1º trimestre
{{ noCommentsLabel }}