Comunidade de Madrid tem o maior potencial fotovoltaico
A Comunidade de Madrid é a região de Espanha com maior potencial de implementação de energia fotovoltaica. A região tem capacidade para introduzir 2GW de autoconsumo.
O “Roteiro do Autoconsumo”, aprovado pelo governo espanhol em dezembro de 2021, estima que a Comunidade de Madrid tem um potencial de implementação de energia fotovoltaica de 2GW, o que corresponde a 22% do objetivo de capacidade de todo o país – 9GW de capacidade fotovoltaica de autoconsumo instalados em 2030, noticia a Servimedia.
Este roteiro surge depois do Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (PNIEC) 2021-2030 ter estabelecido um cenário de 39 GW de energia fotovoltaica instalada em toda a Espanha, mas os números mostram que a Comunidade de Madrid é a região espanhola com maior potencial e capacidade fotovoltaica.
Atualmente, de acordo com os dados da União Fotovoltaica de Espanha (UNEF), a região tem um total de 1699 instalações fotovoltaicas ligadas à rede e legalizadas, com uma capacidade total de 64,65 MW. Contudo, o seu potencial é muito maior: 2,092 MW no cenário alvo e até 3,323 MW num cenário de elevada penetração, o que significa um aumento 30 vezes maior do que a atual capacidade instalada de autoconsumo na UE durante os próximos oito anos.
“Em Espanha temos o melhor recurso possível, uma vez que desfrutamos de uma média de 2500 horas de sol por ano, o que nos torna um local ideal para gerar energia limpa utilizando este recurso”, afirmou José Donoso, diretor geral da UNEF, no Dia Internacional da Luz, que se celebrou no passado dia 16 de maio.
No caso específico da Comunidade de Madrid, Donoso recordou que a capital se destaca entre as cidades europeias por ter o maior número de horas de sol por ano, cerca de 2500. “Como país, devemos estar conscientes da oportunidade que advém de ter acesso a uma energia tão barata. Ter sol e terra para localizar instalações fotovoltaicas a um preço baixo dá-nos uma vantagem competitiva sobre os países à nossa volta“, acrescentou o porta-voz da UNEF.
Além disso, o responsável indicou que a energia fotovoltaica ajuda a reduzir os custos energéticos de Espanha com preços de eletricidade mais competitivos, já que o modelo escolhido pelo Ministério da Transição Ecológica e o Desafio Demográfico para resolver esta energia através de leilões renováveis significa que o preço pago pelos compradores no mercado será automaticamente reduzido e esta redução será transmitida diretamente aos consumidores.
As ajudas para as comunidades autónomas
Por esta razão, a UNEF concordou com a aprovação, há quase um ano, do Decreto Real 477/2021, que deu luz verde à concessão direta de ajuda às comunidades autónomas e às cidades de Ceuta e Melilla para a implementação de vários programas de incentivo ligados ao autoconsumo e armazenamento com fontes de energia renováveis, dado o seu impacto no desenvolvimento do autoconsumo.
A associação de empresas do setor fotovoltaico especificou, ainda, que os programas incluem 600 milhões de euros, que podem ser alargados para 1320 milhões de euros de ajuda ao autoconsumo, armazenamento por trás do contador e ar condicionado e água quente com fontes de energia renováveis.
Cada comunidade autónoma pode utilizar parte dos fundos para contratar pessoal, a fim de acelerar o processamento dos subsídios. No caso específico da Comunidade de Madrid, o programa de ajuda ao autoconsumo concedeu 91 milhões de euros à região, dos quais 87 milhões de euros já foram reservados para permitir a instalação de cerca de 288 MW, o que vai representar cerca de 203 milhões de euros de investimento e mais de 700 postos de trabalho na instalação, montagem e distribuição de equipamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comunidade de Madrid tem o maior potencial fotovoltaico
{{ noCommentsLabel }}