Federação Espanhola e World Padel Tour criam WPT Next
A Federação Espanhola e o World Padel Tour criaram a WPT Next, uma nova categoria promocional que vai facilitar o acesso dos jogadores nacionais amadores ao padel profissional.
A Federação Espanhola (FEP) e o World Padel Tour (WPT) anunciaram a criação da nova categoria promocional WPT Next, que facilitará o acesso dos jogadores nacionais amadores mais promissores ao padel profissional, noticia a Servimedia.
Além de selar a união definitiva entre o padel amador e a elite num dos mercados chave para este desporto a nível mundial (Espanha), a nova categoria vai visualizar e reivindicar o trabalho das federações regionais.
Os torneios da WPT Next vão ter quatro categorias, dependendo do número de jogadores – Diamante, Esmeralda, Rubi e Safira, que vão permitir aos participantes ganhar pontos WPT.
Tal como no resto dos eventos do World Padel Tour e circuitos WPT Challenger, assim como os da FEP, todos os torneios WPT Next terão o mesmo prémio em dinheiro nos sorteios de homens e mulheres. Desta forma, o padel vai tornar-se no primeiro desporto a alcançar a paridade tanto a nível profissional como amador.
O acordo entre o WPT e a FEP fez, ainda, com que se abrisse um novo cenário na proteção das categorias de formação, já que “estende a mão” às federações afiliadas ao FIP para que também possam implementar este modelo, concebido para proteger e ajudar os jogadores mais promissores.
Até agora, federações como a portuguesa já demonstraram o seu interesse em replicar a iniciativa e assinar um acordo semelhante com o principal circuito profissional mundial.
Mais campos de padel e mais jogadores
Este tipo de iniciativas, que promovem o crescimento e expansão global, tanto de jogadores, como do próprio desporto, estão a inspirar as instituições públicas e entidades privadas do país.
Aliás, um público cada vez mais jovem tem vindo a aceitar de bom grado estas promoções do padel, que até já permitiram que o número de instalações construídas em centros desportivos de padel em todo o país duplicasse nos últimos cinco anos, de 11 mil em 2017 para mais de 21 mil atualmente.
Esta transformação do padel num desporto popular também levou a uma queda acentuada na idade média dos seus praticantes. Dos 96872 cartões emitidos em 2021, 13,4% correspondiam a menores de 19 anos, de acordo com dados da FEP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Federação Espanhola e World Padel Tour criam WPT Next
{{ noCommentsLabel }}