Depois da Grécia apreender petroleiro iraniano, Irão apreende dois cargueiros gregos

Irão apreendeu dois cargueiros gregos na baía do Golfo depois da apreensão de petroleiro iraniano na costa da Grécia. EUA dizem estar a investigar incidente e Atenas notifica UE.

A marinha da Guarda Revolucionária do Irão anunciou esta sexta-feira ter apreendido dois cargueiros gregos na baía do Golfo por violações não especificadas. A apreensão surge no seguimento da apreensão de petroleiro iraniano na costa grega, segundo avança a agência Reuters (acesso condicionado).

“A Marinha da Guarda Revolucionária apreendeu hoje [sexta-feira] dois navios de carga gregos por violações nas águas do Golfo”, pode ler-se em comunicado da Guarda. O anúncio foi feito após o Irão anunciar que iria responder à Grécia pela apreensão de petróleo iraniano na costa deste país. O Irão também já convocou um enviado suíço representante dos interesses dos Estados Unidos (EUA) em Teerão.

A convocação iraniana pretende servir como protesto contra a apreensão de petróleo iraniano pelos EUA, apreensão esta que ocorreu num navio operado pela Rússia perto da Grécia, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. Por sua vez, a Grécia acusou o Irão de pirataria, e recomendou aos cidadãos gregos a evitar viajar ao país, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) grego em comunicado.

Atenas avançou que a marinha iraniana desembarcou tropas armadas nos dois cargueiros, via helicóptero. Um dos navios, o Delta Poseidon, encontrava-se em águas internacionais segundo comunicado do MNE grego. O segundo navio, o Prudent Warrior, é operado pela empresa grega Polembros, que informou que, de momento, não conseguem estabelecer comunicação com o navio. Segundo o MNE grego, o Prudent Warrior encontrava-se perto da costa iraniana quando foi apreendido.

Em resposta, a marinha dos EUA já informou estar a investigar a apreensão iraniana, e também Atenas já informou a União Europeia e a Organização Marítima Internacional do incidente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Grécia apreender petroleiro iraniano, Irão apreende dois cargueiros gregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião