Quase metade do rendimento da RFEF advém da LaLiga

  • Servimedia
  • 27 Maio 2022

De acordo com uma reportagem sobre a LaLiga, publicada hoje no jornal 'Marca', quase metade do rendimento da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) advém da receita da LaLiga e dos seus clubes.

A principal fonte de financiamento da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), presidida por Luis Rubiales, é a receita gerada pela LaLiga e pelos clubes de futebol que a compõem, noticia a Servimedia.

Esta informação, avançada esta sexta-feira pelo jornal espanhol, Marca com base numa reportagem interna do LaLiga, indica, ainda, que no ano passado as contribuições da LaLiga ascenderam a 160 milhões de euros, um montante que representa 43% dos 368,5 milhões que a RFEF recebeu no ano passado.

O relatório também inclui as contas dos últimos três anos, uma acumulação que resulta numa subida desta percentagem para 48% das receitas da Federação desde 2019. A associação gerou 402 milhões de euros dos 834 milhões de euros que entraram nos cofres da RFEF nos últimos três anos.

Este relatório da LaLiga especifica também que os mais de 40 milhões de euros que chegam à REFE em direitos televisivos para a Copa del Rey (30,8) e a Supercopa (9,4) são, na realidade, gerados exclusivamente pelos clubes que fazem parte da LaLiga.

Além disso, indica que o mesmo acontece com os rendimentos que Rubiales atribui, “erroneamente”, segundo o documento, à arbitragem – VAR, Segurança Social e viagens de árbitros -, que ascendem a 33 milhões de euros, e que seriam pagos na totalidade pelas equipas de futebol.

O mesmo documento acrescenta que 8,5 milhões de euros são contabilizados como receitas, de acordo com o Decreto Real 5/2015, e são pagos diretamente da LaLiga ao Consejo Superior de Deportes, que gere a sua entrega à RFEF para que possam ser atribuídos aos clubes da categoria B e ao Futebol Feminino.

Este procedimento repete-se no caso dos 12,5 milhões de euros de solidariedade, gerados pelos clubes participantes nas competições europeias, e que vão para equipas que não competem na europa e para não-profissionais. Os detalhes destes números vão ser tornados públicos por Luis Rubiales, presidente da RFEF, na próxima assembleia, no dia 30 de maio.

LaLiga faz reclamação ao RFEF

Na sequência do recente relatório elaborado pela Intervenção Geral do Estado e que chamou a atenção do Tribunal Nacional para a possível existência de pagamentos de mais de 267 milhões de euros, efetuados entre 2009 e 2017, a LaLiga intimou Luis Rubiales e Andreu Camps, seu secretário-geral, a reembolsar imediatamente este montante.

A LaLiga considera que este valor foi desviado em pagamentos injustificados durante a última fase de Ángel María Villar. Neste documento, é também concedido à Federação um período máximo de 10 dias para justificar o destino dos fundos ou para os devolver automaticamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase metade do rendimento da RFEF advém da LaLiga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião