Corticeira Amorim passa a ser dona de 100% da herdade de Rio Frio

  • ECO
  • 15 Junho 2022

A corticeira passa a deter integralmente a Cold River's Homestead, depois de comprar a participação de 50% detida pela Parvalorem.

A Corticeira Amorim passa a ser a única proprietária da Cold River’s Homestead, que inclui 3.300 hectares da Herdade de Rio Frio, de acordo com um comunicado enviado ao mercado. A empresa finalizou esta quarta-feira a compra, por 14,6 milhões de euros, de 50% da participação detida pela Parvalorem – sociedade que herdou os ativos tóxicos do Banco Português de Negócios (BPN) –, depois de há um ano ter comprado a outra metade que estava nas mãos do BCP.

“A Corticeira Amorim, através da sua participada Amorim Florestal II, S.A., adquiriu hoje a participação de 50% na sociedade Cold River’s Homestead, S.A. detida pela Parvalorem, S.A”, lê-se na nota publicada no site da CMVM.

A sociedade Cold River’s Homestead está sedeada em Lisboa e detém um “conjunto de ativos (bens móveis e imóveis) afetos à exploração agroflorestal, que constitui uma parte (3.300 hectares) da Herdade de Rio Frio, uma herdade predominantemente florestal, com uma mancha de montado que cobre cerca de 80% do seu total”, de acordo com o comunicado.

“A concretização desta aquisição, perspetivada desde junho de 2021, permite-nos aumentar as áreas próprias de produção de cortiça, implementar novas técnicas de produção e gestão florestal, e incrementar a rentabilidade do montado instalado“, reagiu António Rios Amorim à conclusão do negócio.

Quanto aos planos para a Herdade, o CEO da Corticeira Amorim avança que irá promover o “adensamento da área de montado, plantando novos sobreiros e auxiliando o seu desenvolvimento, através da instalação de um sistema de rega gota a gota. Este sistema deverá possibilitar um crescimento acelerado da árvore, reduzindo o período necessário para o primeiro descortiçamento para metade face aos 25 anos da cultura tradicional”.

Depois de o BPN falir, todos os ativos tóxicos que o banco tinha foram transferidos para a Parvalorem, que se tem vindo a desfazer deles desde então. Uma dessas “heranças” foi a Herdade de Rio Frio, propriedade da sociedade Cold River’s Homestead, constituída em março de 2018. Essa sociedade era detida em 50% pela Parvalorem, tutelada pelo Ministério das Finanças, e noutros 50% pelo BCP.

A Herdade de Rio Frio tem uma área de 3.600 hectares, dos quais 2.600 hectares são sobreiros e cerca de 130 são vinha. Na propriedade realiza-se também produção de arroz e de gado. A herdade inclui ainda o Palácio de Rio Frio, num terreno ao lado, que está nas mãos do Novo Banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim passa a ser dona de 100% da herdade de Rio Frio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião