Dimas Gimeno: “WOW é o projeto mais inovador da Europa”

  • Servimedia
  • 17 Junho 2022

Dimas Gimeno, fundador e CEO da WOW e Kapita, participou em Málaga no DES-Digital Enterprise Show, o evento de referência na transformação digital no Sul da Europa, inaugurado na passada terça-feira.

Com mais de vinte anos de experiência no setor do retalho e fundador e CEO da WOW Concept (primeiro centro comercial em Madrid que combina a experiência física e digital), Dimas Gimeno centrou a sua conferência na análise do momento atual e do futuro do retalho após a grande transformação a que foi sujeito nos últimos anos, noticia a Servimedia.

O empresário reiterou a sua ideia do conceito de reinventar o setor do retalho, uma transformação que considera necessária para integrar todos os canais com uma abordagem filogenética. “A pior coisa que nos pode acontecer numa altura como a atual é não saber ler corretamente a situação da mudança de paradigma que estamos a atravessar, a fim de tirar conclusões e levar a cabo um reinício de venda a retalho”, disse ele.

De acordo com Gimeno, as empresas que têm o cliente no centro da sua operação devem ter como chave a adaptação tecnológica: “A pandemia forçou-nos a todos, como clientes, como trabalhadores, a fazer um sprint digital. Os clientes fizeram a sua própria transformação digital, mas uma parte importante da distribuição comercial não o fez, e é por isso que é fundamental antecipar-se a ela e fazer a reposição a retalho”.

Por essa razão, o empresário considera que o futuro do retalho “é ´cozinhar´ em várias partes do mundo, América do Norte, Ásia, Europa” e salientou que o seu novo projeto WOW “é, sem dúvida, o projeto de retalho mais inovador da Europa neste momento”.

Ainda assim, e apesar de o empenho em novas tecnologias no setor estar a crescer, Gimeno considera que as lojas físicas vão continuar a ser muito importantes. “Para as empresas que vêm do mundo físico, com um legado e uma cultura que pesava muito, a integração digital no físico não funcionou. É por isso que penso que temos de falar de ‘phygital’, onde a chave é evoluir, a partir das suas plataformas digitais, a rede de lojas”, explicou ele.

Dimas Gimeno explicou, ainda, o conceito e o sucesso da WOW como uma plataforma experimental ‘filogenética’ que quer acolher as melhores marcas do mundo, desde as provenientes do mundo digital, as chamadas DNVBs, até às marcas estabelecidas que precisam de experimentar e de se ligar a novos tipos de clientes.

“A chave para conceitos como WOW é ir além de ‘filogenia’, trabalhando tanto na ligação física e digital, como na ligação emocional. Para o fazer, precisamos de avançar em oito áreas: clientes, comunidade, conteúdo, curadoria, personalização, conveniência, cultura e circularidade“, concluiu o empresário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dimas Gimeno: “WOW é o projeto mais inovador da Europa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião