Polícia holandesa atira contra agricultores em protesto contra regras ambientais

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Julho 2022

Um pouco por todos os Países Baixos, os agricultores protestam contra os planos do Governo para reduzir as emissões de azoto em 50% até 2030.

Os agricultores neerlandeses têm protestado nos últimos dias contra o plano recentemente anunciado pelo Governo que prevê a redução das emissões de azoto em 50% até 2030.

Os protestos, marcados pelo bloqueio de estradas, supermercados e centros de distribuição, escalaram na noite de terça-feira, com a polícia a disparar tiros contra agricultores em tratores.

As autoridades disseram que estavam a responder a uma “situação ameaçadora” quando os agricultores, que estavam a tentar ultrapassar um bloqueio para entrar numa autoestrada na província de Friesland, começaram a conduzir os seus tratores na direção dos polícias e dos seus veículos.

De acordo com a polícia de Friesland, os tiros atingiram um trator, mas ninguém ficou ferido, enquanto três suspeitos foram detidos. O Rijksrecherche, o investigador interno do Governo dos Países Baixos, disse que iria investigar os acontecimentos, uma vez que a polícia tinha disparado as suas armas.

O Governo liderado por Mark Rutte quer reduzir as emissões de óxido de nitrogénio e amoníaco até 2030, o que pode levar a que alguns agricultores tenham de usar menos fertilizantes e reduzir o número de gado e, por sua vez, forçar algumas explorações agrícolas a fechar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polícia holandesa atira contra agricultores em protesto contra regras ambientais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião