Preços da gasolina e gasóleo em Portugal acima de Espanha e da UE

Na comparação com Espanha, os preços praticados em Portugal para a gasolina situaram-se 9 cêntimos acima dos 1,932 euros espanhóis, embora no gasóleo os valores fossem semelhantes.

Os preços da gasolina 95 e do gasóleo simples durante o segundo trimestre de 2022 foram, em média, mais altos em Portugal do que em Espanha e no conjunto da União Europeia, informa a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) num boletim lançado esta sexta-feira.

Os preços médios de venda (PMV) nacionais, no caso da gasolina (2,024 euros por litro), situam-se na sétima posição dos países com preços mais altos na União Europeia, e, no caso do gasóleo (1,901 euros), fixam-se no 12.º lugar. O PMV, sem impostos, aumentou 22,8 cêntimos por litro de gasolina e 25,5 cêntimos por litro de gasóleo entre o primeiro e segundo trimestre, olhando para o universo europeu.

Na comparação com Espanha, os preços praticados em Portugal para a gasolina situaram-se nove cêntimos acima dos 1,932 euros espanhóis, embora no gasóleo os valores fossem praticamente equivalentes – diferiram 0,1 cêntimos, de 1,901 euros em Portugal para 1,900 euros em Espanha.

Os impostos aproximaram os preços dos dois países ibéricos. Sem impostos, os preços médios nacionais do gasóleo foram 1,6 cêntimos por litro (cent/l) inferiores aos do país vizinho, tendo-se praticado uma taxa de 38% em Portugal contra a de 37% em Espanha. Na gasolina, a “carga fiscal aplicada em Portugal (44%) contribuiu para a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”, aponta a ERSE. Em Espanha, aplica-se a percentagem de 42% neste combustível.

Olhando à comparação do primeiro trimestre do ano com o segundo, notam-se diferenças substanciais: a gasolina subiu 10,9%, de 1,825 euros por litro (eur/l) para 2,024 eur/l, um salto de 10,9%. Sem impostos, a subida foi de 35%. Em Espanha, apesar de o aumento sem impostos ser inferior, de 30,1%, o preço com impostos subiu mais que o português, em 19,5%. No gasóleo, a tendência foi em tudo semelhante: os PMV aumentaram 12% em Portugal, 33,2% sem impostos. Em Espanha, com impostos, a escalada foi de 24,5% e, sem eles, de 35,1%.

no GPL Auto, os preços nacionais, com (0,950 eur/l) e sem (0,652 eur/l) impostos foram mais baixos do que os praticados em Espanha (0,987 e 0,782 eur/l, respetivamente). Comparado com o valor médio da UE-27, o PMV nacional foi 4,6 cent/l superior. Contudo, excluindo impostos, os preços nacionais situaram-se 4,6 cent/l abaixo da média europeia.

Leste da Europa com os preços mais baixos

No segundo trimestre de 2022, verificou-se que o Leste da Europa praticou os preços médios de venda de gasolina 95 simples mais baixos na UE-27. Os restantes países europeus, nomeadamente Finlândia, Dinamarca, Grécia e Países Baixos, assim como Suécia, Alemanha, Portugal, Estónia e Irlanda apresentaram os PMV de gasolina 95 simples mais altos da UE-27. O PMV mais baixo foi praticado na Hungria e o mais alto verificou-se na Finlândia, observando-se uma diferença de 1,08 eur/l entre o preço mais baixo e o preço mais alto.

No que diz respeito ao gasóleo simples, verificou-se também que a Europa de Leste é a região que, genericamente, praticou os preços de gasóleo simples mais baixos na Europa. A região do Norte da Europa, designadamente a Suécia, a Finlândia e a Dinamarca, em conjunto com a Bélgica, os Países Baixos, a Alemanha, assim como o Luxemburgo apresentaram os preços de gasóleo simples mais altos da UE-27. O preço mais baixo observou-se em Malta e o mais alto registou-se na Suécia, verificando-se uma diferença de 1,17 eur/l entre o preço mais baixo e o preço mais alto. No Leste da UE, a Hungria praticou o preço mais baixo.

No primeiro trimestre de 2022 verificou-se que o Leste da Europa também reportou os preços médios de venda de GPL Auto mais baixos na UE-27. O preço médio mais alto foi praticado pela Alemanha, sendo o único país a vender GPL Auto a mais de 1,10 eur/l.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços da gasolina e gasóleo em Portugal acima de Espanha e da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião