Semapa fecha parceria para desenvolver projetos ligados à produção de hidrogénio

Depois de a papeleira ter assumido 50% do capital da joint-venture com a Ultimate Cell, a UTIS, a parceria avança para o desenvolvimento de projetos sustentáveis ligados à produção de hidrogénio.

A Semapa e a Ultimate Cell, esta última especializada no setor do hidrogénio, fizeram uma parceria através da sua joint-venture, a Ultimate Technology to Industrial Savings (UTIS), para o desenvolvimento de projetos ligados à produção deste combustível e à sua utilização em sistemas de otimização de combustão contínua e combustão interna.

O UC3 (Ultimate Cell Continuous Combustion), desenvolvido em 2018 pela UTIS, permite reduzir de forma “muito significativa” o uso de combustíveis fósseis, os níveis de emissão de poluentes para a atmosfera e a fatura energética em processos de combustão contínua. A tecnologia, que é, segundo as duas empresas, “a única no mundo”, aplica-se a fornos e a caldeiras industriais em diversas áreas de produção de materiais como cimento, vidro, pasta de papel, ferro, aço, centrais térmicas a biomassa, incineradores de resíduos sólidos urbanos e centrais de energia, explica a nota, num comunicado divulgado esta sexta-feira por ambas as empresas.

Para a concretização da parceria, informa o comunicado, fez-se a aquisição dos ativos da Ultimate Power pela UTIS, “permitindo juntar o desenvolvimento e fabrico de sistemas de otimização de combustão contínua, já desenvolvidos pela UTIS, ao desenvolvimento e fabrico de sistemas de combustão interna e ainda ao desenvolvimento e fabrico de sistemas de produção de hidrogénio, operados pela Ultimate Power”. “Após a junção dos negócios no passado dia 30 de junho 2022, o grupo Semapa e o grupo Ultimate Cell mantêm participações de 50% no capital da UTIS, já depois de integrados os ativos da Ultimate Power”, acrescenta o mesmo documento.

A Semapa e a Ultimate Cell justificam a aposta no setor do hidrogénio com o “crescimento sustentado” verificado nos últimos anos, “sendo uma forte aposta para a Semapa no reforço do seu pilar estratégico de investimento e entrada em negócios de elevado potencial de desenvolvimento e com um forte cariz de sustentabilidade”.

Ricardo Pires, CEO da Semapa reconhece o valor deste tipo de aposta, afirmando terem “um elevado potencial de crescimento a nível global, que contribuem para a sustentabilidade”. Já Vítor Gonçalo, CEO da Ultimate Cell esta nova parceria “muito nos entusiasma porque representa um grande compromisso com o incremento da eficiência energética e a redução da pegada carbónica, pois temos os meios, a determinação e a audácia para reforçar o nosso desígnio com a sustentabilidade e o meio ambiente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semapa fecha parceria para desenvolver projetos ligados à produção de hidrogénio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião