Receios com procura global levam petróleo a negociar abaixo dos 100 dólares

Os preços do "ouro negro" estão a recuar, numa altura em que dados desanimadores da produção das fábricas apontam para uma redução da procura global.

Os preços do petróleo estão de novo a recuar e o Brent está a negociar abaixo dos 100 dólares, numa altura em que os investidores estão pessimistas com as perspetivas para a procura de combustíveis e dados apontam para uma desaceleração global na produção industrial. Aguarda-se também a reunião dos principais produtores de petróleo esta semana, na qual irão determinar se devem aumentar a oferta.

Pelas 7h40 (hora de Lisboa), o barril de Brent, que serve de referência para a Europa, recuava 0,15%, para 99,9 dólares. A queda dá-se após os futuros do Brent terem caído na segunda-feira para um mínimo de 99,09 dólares por barril durante a sessão, o mais baixo desde 15 de julho. Já o WTI, negociado em Nova Iorque, desvaloriza 0,04%, para 93,8 dólares.

“Os preços do petróleo caíram após uma grande quantidade de dados de atividade fabril sugerirem que o mundo se está a encaminhar para uma gigantesca contração económica global e com expectativas de mais produção de petróleo após uma temporada de lucros muito boa para as empresas petrolíferas”, apontou Edward Moya, analista sénior de mercado da OANDA, citado pela Reuters.

Os investidores estão também a aguardar o resultado de uma reunião na quarta-feira entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados, incluindo a Rússia, para decidir sobre a produção de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receios com procura global levam petróleo a negociar abaixo dos 100 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião