EUA propõem Zelenski na cimeira do G20 se Putin também participar

  • Lusa e ECO
  • 19 Agosto 2022

Joe Biden, que ainda não confirmou a presença no G20 na Indonésia, criticou publicamente a possibilidade de Putin poder assistir à cimeira, de forma normal.

Os EUA propuseram que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também participe na cimeira dos líderes do G20 se o seu homólogo russo, Vladimir Putin, aceitar o convite da Indonésia e comparecer na reunião, marcada para novembro em Bali.

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA recordou que o próprio presidente, Joe Biden, já criticou publicamente a possibilidade de Putin poder assistir à cimeira, de forma normal, dada a critica generalizada à invasão russa da Ucrânia. Os EUA entendem que, se Putin participar, também Zelensky deve participar, informou a agência Bloomberg.

Já o Reino Unido indicou que a “Rússia não tem o direito moral de se sentar no G20 se a agressão à Ucrânia persistir”, avançou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, citado pela Reuters. Londres também defende a participação de Zelenski no encontro na Indonésia.

Em julho, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dimitro Kuleba, falou aos seus homólogos do G20 via videoconferência.

Biden ainda não esclareceu se vai à Indonésia, mas o presidente deste país, Joko Widodo, disse, em entrevista à Bloomberg, que tanto Putin como o presidente de China, Xi Jinping, lhe confirmaram que têm a intenção de participar pessoalmente.

(atualizado às 22h04 com a declaração britânica)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA propõem Zelenski na cimeira do G20 se Putin também participar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião