Mercado português de ar condicionado cresce 8% em 2021

  • Lusa
  • 19 Agosto 2022

Para 2022 é esperado um acréscimo em valor deste mercado, ultrapassando os montantes que se registavam antes da pandemia.

O mercado português de ar condicionado cresceu mais de 8% em 2021, para 200 milhões de euros, segundo dados da Informa D&B divulgados nesta sexta-feira.

“O mercado português cresceu 8,1%, valendo agora 200 milhões de euros”, indicou, em comunicado.

as importações de ar condicionado, em Portugal, avançaram 21,8%.

Entre os principais mercados de origem estão Espanha (27%), China (25%) e Tailândia (11%).

Por sua vez, as vendas em Espanha aumentaram, neste período, 10% para 1.150 milhões de euros, enquanto as compras ao exterior progrediram 8,1%, com a maioria proveniente da China (66%) e da Itália (10%).

No total, o mercado ibérico de equipamentos de ar condicionado fixou-se, em 2021, nos 1.350 milhões de euros, um ganho de 9,8% face ao ano anterior. Portugal correspondeu a 14,8% do mercado ibérico.

“A recuperação do último ano segue-se a uma queda também de quase 10% verificada em 2020. Para o ano de 2022 é esperado um acréscimo em valor deste mercado, ultrapassando já os montantes que se registavam antes da pandemia”, apontou.

Contudo, de acordo com a Informa D&B, este mercado irá enfrentar dificuldades como o aumento dos custos operacionais, desajustes nas cadeias de abastecimento, escassez de microchips, perda do poder de compra e agravamento da economia face à guerra na Ucrânia.

O mercado ibérico de equipamentos de ar condicionado conta com 75 empresas, 45 em Espanha e 30 em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado português de ar condicionado cresce 8% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião