Bundesliga contratou Deutsche Bank para procurar investidores

  • Servimedia
  • 24 Agosto 2022

A Bundesliga, que anunciou recentemente a sua intenção de procurar um parceiro de investimento para vender parte dos seus direitos audiovisuais, contratou o Deustsche Bank para esta operação.

O DFL, que gere tanto a primeira como a segunda divisão da liga alemã – Bundesliga -, vai trabalhar com o Deutsche Bank para selecionar a melhor opção de entre os fundos que já demonstraram interesse em investir e ficar com parte dos seus direitos audiovisuais. Segundo a Bloomberg, existem até 10 empresas interessadas, incluindo CVC, Blackstone, EQT, KKR e Advento.

Para articular esta operação, o DFL vai criar uma sociedade comercial que irá comercializar os direitos audiovisuais nacionais e internacionais das duas ligas profissionais alemãs, cujo valor vai atingir os 18 mil milhões de euros, com cedência de 20% ao fundo com o qual se chega a um acordo.

Trata-se de uma operação semelhante à criada pela LaLiga com o LaLiga Group International, a holding que articula a LaLiga Impulso e na qual a CVC tem uma participação, depois de ter alcançado uma aliança entre ambas as entidades através da qual os clubes que fazem parte da competição vão receber 1.994 milhões de euros.

Por sua vez, a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) recebeu a aprovação do organismo de concorrência leal da Comissão Europeia para o acordo também alcançado com o fundo CVC, uma vez que não apresenta problemas de concorrência e está em conformidade com os regulamentos.

O acordo envolve uma injeção de 1,5 mil milhões de euros no futebol francês para ajudar a desenvolver o seu “ecossistema futebolístico”, com a CVC a assumir uma participação de 13% numa nova empresa criada ao lado do LFP francês, ao abrigo da qual todos os ativos comerciais da concorrência serão depositados.

Este último movimento na Alemanha confirma a nova direção que está a ser tomada pelas principais ligas mundiais de futebol, um caminho aberto pela LaLiga em Espanha e que já está a definir a tendência como forma de recuperar do impacto da pandemia, bem como para a renovação e atualização das principais competições do belo jogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesliga contratou Deutsche Bank para procurar investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião