Espanha: imposto sobre bancos pode pôr em causa tesouro público

  • Servimedia
  • 25 Agosto 2022

O Instituto Coordenadas, em Espanha, adverte que o imposto do governo espanhol sobre os bancos pode "pôr em risco o erário público".

Os peritos do Instituto Coordenadas estão a questionar as últimas medidas do governo espanhol em relação à banca, uma vez que consideram que a criação de um novo imposto específico para o setor pode “pôr em risco o Tesouro Público”, noticia a Servimedia.

Jesús Sánchez Lambás, vice-presidente executivo do Instituto Coordenadas, disse numa declaração que “este é um caso claro de defender uma coisa e o seu oposto quase ao mesmo tempo”. E acrescentou: “A alteração precipitada de um imposto sobre os lucros para um imposto sobre o rendimento, mas sem quaisquer recursos públicos, indica a improvisação do assunto. E culpar a inflação pelos hipotéticos lucros inesperados dos bancos é grotesco. Colocar o Tesouro em risco de ser obrigado a devolver os montantes indevidamente cobrados aos bancos, mais os juros à taxa legal de 3,5%, é simultaneamente irresponsável e horrível. Quem devolverá este dinheiro aos cidadãos?”.

De acordo com a proposta registada no Congresso pelo PSOE e pela Unidas Podemos, a intenção do governo é tributar a margem de juro das instituições financeiras com um volume de negócios superior a 800 milhões de euros em 4,8% e o volume de negócios das empresas de energia em 1,2%. Propõe também penalizações de 150% no caso de as instituições passarem este novo imposto para os seus clientes.

Os peritos da indústria acreditam que os bancos podem utilizar mecanismos para proteger os seus acionistas e os departamentos jurídicos dos bancos já estão a trabalhar neste sentido. Na proposta apresentada, o imposto aparece como um “benefício patrimonial não tributado” sobre o rendimento líquido de juros e comissões, para evitar a dupla tributação sobre os lucros. Contudo, esta figura é considerada inconstitucional por alguns juristas.

As 11 entidades afetadas (CaixaBank, BBVA, Santander, Sabadell, Ibercaja, Unicaja, Bankinter, Abanca, Cajamar, Kutxabank e a filial espanhola do BNP Paribas) têm um ambiente mais do que complicado e os seus peritos consideram que o imposto não pode ser implementado devido ao número de questões técnicas e jurídicas que levantou. Mas se não houver retrocesso, eles assumem que haverá uma batalha legal.

Vicente Sanz, sócio de direito fiscal do escritório Andersen, previu no jornal “ABC” que “esta proposta terminará dentro de alguns anos com uma decisão do Tribunal Constitucional que anula o imposto, e com um reembolso multimilionário às entidades afetadas”.

De acordo com o Instituto de Estudos Económicos (IEE), que utiliza dados da Central de Balanços do Banco de Espanha, os resultados das empresas não recuperaram os números anteriores à crise pandémica, embora os custos laborais e os impostos líquidos de subsídios o tenham feito. Na análise anterior, já foi feita referência à queda do Excedente Operacional Bruto (EBE) que, em comparação com 2019, era cerca de 100 mil milhões de euros menos no final de 2021; cerca de 65 mil em relação a 2020 e quase 34 mil em 2021.

A EBE das empresas financeiras ainda está claramente abaixo dos níveis pré-pandémicos, com uma queda de 6,2%. “É fácil inferir que a variável desempenho empresarial não pode ser responsável pelos aumentos de preços, mas, pelo contrário, devem ser as variáveis que têm sido mais dinâmicas, especialmente os custos de mão-de-obra. Assim, os custos unitários do trabalho explicariam até 83,4% da variação do deflator entre 2019 e 2021, enquanto os resultados das empresas mal explicariam 11,7%“, diz o IEE, com especial menção aos impostos, que “explicam até 35% da variação do deflator do PIB em 2021”.

Mas, para além do complicado ambiente setorial, a sobretaxa sobre as instituições financeiras exercerá uma pressão ascendente sobre as taxas de empréstimo, aproximadamente entre 15 e 17 pontos base, reduzindo o volume de crédito, de acordo com o EIE. Em 0,15% para as empresas e 1,9% para os agregados familiares. Será “prejudicial” para os depósitos, com uma diminuição da rentabilidade de cerca de 0,8% e com o inevitável impacto sobre o consumo e o investimento.

De acordo com a mesma fonte, a atividade económica, medida pelo PIB, seria reduzida em mais de 0,08% desde o início. Os efeitos tornar-se-iam mais pronunciados ao longo do tempo e teriam impacto nos mercados bolsistas, onde os rendimentos da classe média espanhola investem. A taxa do imposto sobre as sociedades aplicada ao setor bancário em Espanha é 30%, 5 pontos percentuais mais elevada do que a aplicada a outros setores (25%), segundo apenas na Europa para Malta (35%).

Os dois grandes bancos espanhóis têm uma carga fiscal mais elevada do que os seus concorrentes europeus. Especificamente, a carga fiscal do Grupo Santander em 2021 foi de 34% (a mais elevada entre bancos comparáveis na Europa e nos EUA), enquanto que a do BBVA foi de 27%. Ambos são muito superiores à média paga pelos bancos da zona euro (27%), do Reino Unido (20%) e dos EUA (16%).

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) recorda uma diretiva que entrou em vigor a 30 de Junho de 2021, que estabelece que os bancos são obrigados a repercutir todos os custos relevantes nos clientes e refletir-se-ão nos preços dos seus empréstimos, incluindo “considerações fiscais, quando apropriado”.

Em caso de incumprimento, a ABE pode sancionar instituições financeiras com requisitos adicionais de capital ou rácios de liquidez, bem como sanções. Por outras palavras, os bancos seriam obrigados a tomar disposições. Este assunto afetaria o Estado espanhol, que não é em vão o principal acionista do CaixaBank através do FROB (do qual detém aproximadamente 18%) e do qual recebe um dividendo.

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