MPLA à frente com 51,07% dos votos. Unita vence em Luanda

  • ECO
  • 25 Agosto 2022

Com 97,03% das mesas de voto apuradas, a CNE angolana indica que o MPLA tem maioria absoluta. A Unita está com 44,05% dos votos.

O MPLA vai continuar a governar Angola, de acordo com os últimos dados da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana. Os dados apontam para uma vitória absoluta do partido liderado por João Lourenço, com 51,07% dos votos, contra os 44,05% da Unita, quando estão apuradas 97,03% das mesas de voto no país.

Em mandatos globais, o MPLA está com 124 deputados, enquanto a Unita (com o candidato Adalberto Costa Júnior) tem 90 no próximo parlamento angolano. Há ainda mais três partidos com dois deputados cada: PRS, FNLA e PHA, no patamar do 1%. A Assembleia Nacional de Angola conta com 220 deputados e deixará de ter representação da coligação CASA-CE.

Na contagem provisória anterior (86,41% dos votos), o MPLA tinha 42,8% e a Unita tinha 42,8%.

Luanda, no entanto, é agora um feudo do partido do “galo negro”. A Unita venceu na província da capital com três mandatos, contra dois do MPLA. Os dados datam das 17 horas e 51 minutos e correspondem à última divulgação provisória de resultados. A próxima comunicação será com resultados definitivos.

“Esta vitória dá-nos conforto absoluto para liderar Angola nos próximos cinco anos”, reagiu o representante do MPLA, Rui Falcão, em declarações aos jornalistas. Rui Falcão garantiu ainda que o partido “está tranquilo” relativamente aos resultados. Considerou ainda que a Unita “não muda” e que antes das eleições “já falava em fraude”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MPLA à frente com 51,07% dos votos. Unita vence em Luanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião