Wall Street fecha em baixa ainda a reagir a Jackson Hole

  • Lusa
  • 29 Agosto 2022

Todos os três principais índices dos EUA já viram os seus ganhos de agosto serem eliminados. "Powell não atirou um copo de água na cara a Wall Street, derramou um balde de água gelada", diz analista.

A bolsa nova-iorquina encerrou esta segunda-feira em ligeira baixa, e o Dow Jones, o principal indicador, caiu 0,57%, numa altura em que os investidores antecipam mais aumentos nas taxas de juros pela Reserva Federal dos EUA para conter a inflação.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 184,41 pontos, para 32.098,99 pontos, enquanto o seletivo S&P 500 caiu 0,67%, para 4.030,61 pontos. Já o Nasdaq Composite Market, onde estão listadas as principais empresas de tecnologia, caiu 1,02%, para 12.017,67 pontos.

Na sexta-feira, o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, apontou que o banco central deve continuar a elevar as taxas de juros e a mantê-las num patamar mais alto até que a inflação esteja sob controlo.

Os movimentos em Wall Street sugerem que as ações dos EUA podem vivenciar mais turbulência no futuro, segundo alertou o The Wall Street Journal. “As ações dos EUA continuaram a cair após a forte queda da semana passada, motivada por comentários de Jerome Powell”, salientaram, por sua vez, os analistas da Schwab.

Patrick O’Hare, do Briefing.com, destacou que o Fed parece determinado a “utilizar as taxas de juro e a não cortá-las no futuro, mesmo que isso signifique dificuldades para as famílias”. Para o analista, “Powell não atirou um copo de água na cara a Wall Street, derramou um balde de água gelada”. Todos os três principais índices dos EUA já viram os seus ganhos de agosto serem eliminados.

Alguns acionistas esperavam que o Fed começasse a reduzir os aumentos das taxas de juros a partir de setembro, mas as declarações de Powell esta sexta-feira terminaram com essa expectativa. As autoridades do Fed aumentaram as taxas de juros em 0,75 pontos percentuais em cada uma das duas últimas reuniões, mais recentemente em julho, para uma taxa entre 2,25% e 2,5%.

Na reunião de final de setembro, espera-se que o Fed eleve as taxas, embora a dúvida persista sobre se o fará em 0,5 ou 0,75 pontos percentuais. Apenas dois dos 11 setores de Wall Street fecharam no ‘verde’: energia (1,57%) e serviços públicos (0,25%).

Já os setores da tecnologia (-1,28%) e imobiliário (-0,87%) destacaram-se pelas perdas. Entre as 30 empresas listadas no Dow Jones, fecharam em baixa a Salesforce (-3,04%) e 3M (-2,09%), enquanto as que mais faturaram foram Walmart (0,97%) e Chevron (0,75%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha em baixa ainda a reagir a Jackson Hole

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião