Líder sérvio bósnio diz que espera momento oportuno para avançar com secessão

  • Lusa
  • 30 Agosto 2022

Milorad Dodik adiantou também que vai reunir-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, em setembro, e discutirá a construção de um gasoduto da Sérvia para o transporte de gás russo.

O representante sérvio-bósnio na presidência tripartida da Bósnia Herzegovina, o ultranacionalista Milorad Dodik, assegurou que espera apenas a “constelação” internacional oportuna para cumprir a ameaça de rutura com o Estado central e proclamar a independência. “Estou constantemente à espera que esteja configurada uma constelação adequada de relacionamentos no mundo. Assim que isso acontecer, vou proclamar a independência”, disse Dodik ao canal local Una TV.

O líder sérvio bósnio, que proclama há anos a ameaça de rutura, assegurou que não teme as pressões ocidentais porque, disse, tem o apoio da Rússia, China, Turquia e Hungria. A Constituição bósnia de 1995, acordada no final dos três anos de guerra civil, estabeleceu no Estado da Bósnia-Herzegovina duas entidades autónomas – a República da Sérvia e a Federação comum de muçulmanos e croatas.

A presidência colegial tripartida tem sido integrada por um bosníaco (muçulmano), um sérvio e um croata, mas desde sempre revelou grandes dificuldades de funcionamento devido às persistentes divergências internas. Desde há meses que os partidos políticos croatas e bosníacos tentam, sem sucesso, negociar uma reforma eleitoral, sob os auspícios da União Europeia e Estados Unidos. A última ronda destas conversações, em março passado, terminou sem resultados.

Os croatas bósnios exigem um método que permita eleger o seu membro “legítimo” da presidência, enquanto os bosníacos têm alertado contra o reforço das divisões e do apartheid do país. Na mesma entrevista, o líder sérvio bósnio adiantou que vai reunir-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, em setembro, e discutirá a construção de um gasoduto da Sérvia para o transporte de gás russo, face aos planos da Federação de importar esse combustível a partir da Croácia, membro da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder sérvio bósnio diz que espera momento oportuno para avançar com secessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião