“Estados Unidos estão a descobrir Portugal” e batem recorde de turistas

Segurança, qualidade de vida e hospitalidade estão a conquistar turistas dos Estados Unidos para Portugal e a confirmá-los como maior mercado não-europeu.

Nunca houve tantos turistas dos Estados Unidos a visitarem Portugal como em julho. No sétimo mês do ano entraram no país 183.215 hóspedes com passaporte norte-americano, superando o recorde registado em junho (181.869 hóspedes) e que já correspondia ao máximo da série do Instituto Nacional de Estatística (INE), iniciada em 2013.

“Os Estados Unidos estão a descobrir Portugal. Até há poucos anos, era um país desconhecido e não havia muita noção de ser um país europeu. A realidade alterou-se profundamente e agora Portugal está no mapa dos norte-americanos. É identificado como país seguro, com boa qualidade de vida e também para viver e para trabalhar”, justifica ao ECO Graça Didier, secretária-geral da Câmara do Comércio Americana em Portugal (AmCham Portugal).

A tendência de crescimento de turistas norte-americanos em Portugal “já estava a acontecer antes da covid”. Em 2019, houve 1.202.247 hóspedes dos Estados Unidos, que praticamente ultrapassaram o mercado brasileiro (1.281.675). Em 2022, primeiro ano de normalidade pré-pandemia, os Estados Unidos deverão ficar à frente do Brasil como primeiro mercado turístico não-europeu: até julho, houve 766.335 norte-americanos a visitarem Portugal – contra 495.880 do Brasil.

Os Estados Unidos estão a descobrir Portugal. Até há poucos anos, era um país desconhecido e não havia muita noção de ser um país europeu. A realidade alterou-se profundamente e agora Portugal está no mapa dos norte-americanos. É identificado como país seguro, com boa qualidade de vida e também para viver e para trabalhar

Graça Didier

Secretária-geral da Câmara do Comércio Americana em Portugal

Ao ultrapassarem o Brasil, os Estados Unidos também passarão a ser o quinto país com mais turistas em Portugal, apenas atrás do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França.

Nos primeiros sete meses do ano, o Reino Unido teve mais hóspedes (1.196.174), seguido de Espanha (1.086.137), França (825.003) e Alemanha (794.772).

Em 2019, os Estados Unidos eram a “quinta maior fonte de receita do turismo por país de origem, com uma percentagem de 7%”, segundo o Barómetro das Empresas Americanas em Portugal, publicado em outubro de 2020.

Paisagens virgens conquistam

O recorde de turistas dos Estados Unidos em Portugal ocorre numa altura em que o dólar e o euro têm estado praticamente em paridade, ajudando os norte-americanos a gastarem mais dinheiro em Portugal. Mas esse fator não é um dos principais motivos para tantos norte-americanos visitarem o país.

“Os americanos gostam do que veem. Portugal tem história e cultura, condições privilegiadas de clima, hospitalidade e os portugueses em geral falam inglês. Também há muitos locais que ainda são virgens, como a Costa Alentejana e o Douro”, salienta a secretária-geral da AmCham Portugal.

Portugal também atrai norte-americanos por causa do turismo de cruzeiros e dos voos diretos, proporcionados pela TAP, United e Delta. A distância física de Portugal para a guerra na Ucrânia também favorece a captação de turistas norte-americanos, acrescenta a mesma responsável.

Os americanos gostam do que veem. Portugal tem história e cultura, condições privilegiadas de clima, hospitalidade e os portugueses em geral falam inglês. Também há muitos locais que ainda são virgens, como a Costa Alentejana e o Douro

Graça Didier

Secretária-geral da Câmara do Comércio Americana em Portugal

Graça Didier acredita que o mercado norte-americano “não vai parar de crescer” e antecipa mais recordes de turistas nos próximos meses. “A pandemia adiou muitos planos de viagem, que agora estão a ser retomados de forma muito rápida e concentrada.”

Mais países batem recordes

Entre os 17 países com mais turistas em Portugal, houve mais seis casos com recorde de hóspedes: Bélgica, Irlanda, Suíça, Dinamarca, Chéquia e Roménia registaram máximos de sempre no mês de julho. Com 52.009 hóspedes, a Bélgica superou o recorde de julho de 2018 (50.639 turistas).

A Irlanda (61.279 visitantes) bateu o máximo de turistas pelo segundo mês consecutivo, depois de em junho ter tido em Portugal um total de 59.481 nacionais. Na Suíça (48.033 hóspedes), o anterior máximo datava de julho de 2019 (39.811 visitantes). Na Dinamarca (24.546 turistas), o anterior recorde era de julho de 2017 (20.921). A Chéquia teve 14.591 visitantes em Portugal em julho, superando os 11.623 hóspedes de maio de 2022. A Roménia chegou pela primeira vez aos cinco dígitos (10.053 nacionais), ultrapassando o recorde de agosto de 2017 (9.771).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estados Unidos estão a descobrir Portugal” e batem recorde de turistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião