Diretor executivo do SNS “vai ser convidado nos próximos dias”, diz ministro

Ministro da Saúde afirma que o Governo fará um "esforço" para "encontrar a melhor pessoa (...) e equipa possíveis" para a gestão do SNS.

O novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) será convidado “nos próximos dias” pelo Governo e será este a escolher a equipa que vai ter a seu lado para gerir o sistema de saúde nacional, afirmou esta sexta-feira o ministro da Saúde, cerca de uma hora depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter promulgado o diploma da direção executiva do SNS.

“Sempre dissemos que não íamos pôr o carro à frente dos bois e, depois desta decisão do Presidente da República [de promulgar o diploma], vamos nos próximos dias trabalhar para encontrar um diretor executivo e uma equipa de gestão para o SNS”, disse o novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, em declarações aos jornalistas. “Dissemos que só faríamos os convites depois da promulgação do diploma”.

“O diretor executivo [do SNS] vai ser convidado nos próximos dias e ele é que vai escolher a equipa de gestão” que terá a seu lado, acrescentou o sucessor de Marta Temido. Apesar de não ser oficial, no início da semana vários órgãos de comunicação social anteciparam que Fernando Araújo poderá ser o escolhido para liderar a direção executiva do SNS. O ministro da Saúde adiantou ainda que o novo diretor entrará em funções a 1 de outubro e a “plenitude do funcionamento da direção executiva” a 1 de janeiro.

Manuel Pizarro afirmou que “a ideia é que a equipa de gestão do SNS possa melhorar o funcionamento em rede dos serviços, não apenas no plano horizontal, mas também na articulação das diferentes redes”. “Naturalmente que é obrigação do Governo garantir à direção executiva os meios adequados” para alcançar esse objetivo. “É uma responsabilidade do lado do Governo”, notou.

Afirmando estar “concentrado nos resultados”, o ministro da Saúde disse ainda que o Governo “reconhece que há dificuldades” no SNS, mas que a “expectativa é que o acesso e a satisfação das pessoas melhorem”. “É para isso que vamos trabalhar”, sublinhou.

“Faremos um esforço para encontrar a melhor pessoa possível para diretor executivo e a melhor equipa possível. Queremos uma melhor autonomia do ponto de vista técnico e operacionalização“, rematou o governante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diretor executivo do SNS “vai ser convidado nos próximos dias”, diz ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião