Uber investiga “incidente” de cibersegurança após denúncia de ataque

Uber investiga “incidente de cibersegurança” após pirata informático partilhar mensagem em como acedeu a base de dados da empresa. Funcionário da Uber terá sido persuadido a divulgar palavra-passe.

A Uber avançou esta sexta-feira estar a investigar um “incidente de cibersegurança” após a sua rede ter sido alvo de um ataque informático, levando ao encerramento de vários sistemas internos de comunicação e engenharia, segundo relatório da empresa citado pela Reuters.

Um pirata informático terá comprometido a conta de um funcionário da Uber através da aplicação de mensagens Slack, propriedade da Salesforce, e, subsequentemente, contatado os funcionários da Uber para anunciar que a empresa sofreu uma violação de dados, segundo porta-voz da Uber citado pelo New York Times.

“Anuncio que sou um hacker e a Uber sofreu uma violação de dados”, pode ler-se na mensagem do pirata informático, que em seguida citou várias bases de dados internas, alegadamente comprometidas, segundo o relatório. Em seguimento, a Uber desligou o sistema Slack na tarde da passada quinta-feira.

“Estamos em contato com as autoridades e iremos publicar aqui atualizações adicionais assim que estiverem disponíveis”, esclareceu a Uber via Twitter.

Em causa está um trabalhador que terá sido persuadido a divulgar uma palavra-passe, permitindo o acesso aos sistemas da Uber, pode ler-se no relatório. Em comentário à Reuters, a Slack avançou estar a investigar o incidente, e aponta que não há indícios de vulnerabilidades inerentes na sua plataforma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber investiga “incidente” de cibersegurança após denúncia de ataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião