Espanha: IEE revela que imposto bancário não cumpre lei da UE

  • Servimedia
  • 19 Setembro 2022

Um relatório recentemente elaborado pela IEE revela que o imposto bancário pode ser inconstitucional e pode, inclusive, significar a perda de 72 mil postos de trabalho.

O Instituto de Estudos Económicos (IEE) revela, num relatório desenvolvido recentemente, que o imposto sobre bancos e instituições financeiras apresenta “problemas graves” do ponto de vista constitucional, para além de não estar em conformidade com a legislação da UE. Também denuncia um impacto na economia de quase 5 mil milhões de euros e a perda de 72 mil postos de trabalho, noticia a Servimedia.

O relatório, elaborado sob a direção de Juan Martín Queralt, Professor de Direito Financeiro e Fiscal da Universidade de Valência, tem entre os seus signatários figuras importantes da magistratura como Álvaro Rodríguez Bereijo, Professor de Direito Financeiro e Fiscal da Universidade Autónoma de Madrid.

Bereijo foi presidente do Tribunal Constitucional desde a sua nomeação por Felipe González de 1995 a 1998 e, entre 1999 e 2000, participou na convenção que redigiu a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia por nomeação do Governo. Foi também Conselheiro de Estado (2000-2004).

Para além dos dois nomes acima mencionados, participaram no relatório prestigiados peritos, como Gabriel Casado Ollero, Professor de Direito Financeiro e Fiscal da Universidade Complutense de Madrid; Jorge Onrubia Fernández, Professor de Finanças Públicas e do Sistema Fiscal da Universidade Complutense de Madrid; Germán Orón Moratal, Professor de Direito Financeiro e Fiscal da UJI de Castellón, e José Manuel Tejerizo López, Professor de Direito Financeiro e Fiscal da UNED.

As conclusões do IEE advertem sobre a potencial inconstitucionalidade e a não adaptação à legislação da UE dos novos impostos temporários estabelecidos no projeto de lei. Consideram que viola o princípio geral da segurança jurídica do artigo 9.3 da Constituição devido à sua retroatividade e aos princípios de generalidade, igualdade e capacidade económica do artigo 31.1 da Constituição.

No relatório, declaram também que existe “fraude legal no processamento do regulamento como proposta de lei, uma vez que este procedimento evita a consulta pública, o Relatório de Impacto Regulamentar e o Parecer do Conselho de Estado, que teria sido obrigatório no seu processamento”. Salientam também que não existem relatórios do Banco de Espanha ou da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC), organismos aos quais a lei atribui funções que não lhes correspondam.

Os bancos têm reiterado que os impostos sobre lucros extraordinários são uma medida ineficaz que não ajuda a combater a inflação. A este respeito, o IEE alinha-se com a opinião do setor bancário relativamente ao termo “lucros extraordinários” e salienta que se trata de um “conceito claramente subjetivo e a sua determinação é deixada à discrição do Governo, sem que haja qualquer elemento objetivo para o apoiar“.

Outro dos pontos do relatório “é a configuração do sistema de sanções, que não respeita as garantias mínimas exigidas pelo nosso sistema jurídico“. Cita que a infração por transmissão, direta ou indireta, da taxa temporária ou das suas receitas previstas viola os artigos 9º e 25º da Constituição, uma vez que pode ser aplicada a condutas que possam ter sido realizadas antes de a lei ter sido aprovada.

Além disso, proibir a repercussão da taxa é um limite à liberdade de conduzir uma empresa, contrário ao artigo 38 da Constituição e em violação dos critérios da Autoridade Bancária Europeia, para a qual quaisquer certos custos relacionados com os empréstimos devem ser incluídos na sua fixação. Finalmente, o relatório também levanta a inconstitucionalidade da sanção por violação do princípio da proporcionalidade, uma vez que não inclui qualquer elemento modulador.

A incerteza jurídica é, segundo os peritos, outra das consequências do imposto, pois evita a consulta pública, o Relatório de Impacto Regulamentar e o parecer do Conselho de Estado. Além disso, incluem que a classificação do imposto como um benefício público não fiscal significa vetar a participação das comunidades autónomas na cobrança, em claro “conflito com a Constituição”.

As últimas conclusões do relatório do IEE demonstravam, ainda, o impacto que o imposto terá na economia e no emprego. Neste sentido, é explicado que o investimento e o crescimento serão reduzidos e que o desemprego aumentará. O estudo calcula um impacto na economia de quase 5 mil milhões de euros (quatro décimos do PIB) e menos 72 mil pessoas empregadas, o que significa que o efeito sobre a economia em geral será ainda mais significativo do que o efeito sobre os setores afetados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: IEE revela que imposto bancário não cumpre lei da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião