PSD quer atualização dos escalões de IRS em 7,4%

  • ECO
  • 6 Outubro 2022

Joaquim Miranda Sarmento, o líder parlamentar do PSD, apresentou as propostas do partido para a discussão do orçamento de 2023.

O PSD já tem uma agenda para levar à discussão no âmbito do Orçamento do Estado para 2023, cuja proposta será apresentada pelo Governo no dia 10 de outubro. O líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, revelou que o PSD vai propor uma atualização dos escalões de IRS em 7,4%, u valor idêntico à taxa de inflação estimada pelo Governo. São várias as propostas do PSD, e não apenas na área fiscal. Ainda em sede de IRS, os social-democratas querem uma taxa máxima de IRS de 15% para todos aqueles que têm menos de 35 anos – excluindo o último escalão. Esta proposta já tinha sido anunciada pelo líder do partido, Luís Montenegro.

Também no IRS, o PSD defende a redução do do imposto que recai sobre as famílias até ao 6º escalão, o que terá um impacto orçamental da ordem dos 400 milhões de euros, de acordo com as contas apresentadas.

Por outro lado, o PSD não desiste da proposta de redução transversal do IRC já em 2023 de 21% para 19%, propondo, depois, uma nova redução no orçamento de 2024 de 19% para 17%.

Os social-democratas também defendem a atualização do Indexante de Apoios Sociais (IAS) ao valor da inflação deste ano, os referidos 7,4%, o que teria um impacto direto no valor das prestações como o subsídio de desemprego.

Já para o salário mínimo, Miranda Sarmento apresentou uma proposta de aumento para 765 euros, com vista a garantir que não se verifica uma perda de rendimento face à inflação estimada pelo Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD quer atualização dos escalões de IRS em 7,4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião