BRANDS' ECO Das Infraestruturas à Mobilidade: O foco no utilizador

  • BRANDS' ECO
  • 10 Outubro 2022

O paradigma da mobilidade mudou. A conceção clássica centrada no operador, na rentabilidade, na relação administrativa e financeira, evoluiu para um modelo no qual o utilizador está no centro da ação.

Agruparam-se todos os conceitos num único ecossistema de mobilidade, no qual a relação com o utilizador é fundamental, como se este fosse a estrela de uma galáxia: os diversos meios de transporte, tal como os planetas que orbitam em redor da sua estrela, perdem protagonismo em si próprios e ganham protagonismo como um todo. O conceito clássico de portagens está a evoluir para um método de pagamento de pay-per-use (RUC – Road User Charge) e para um mercado mais liberalizado e interligado, no qual o conceito MaaS (Mobility as a Service) é protagonista.

A Openvia, a plataforma tecnológica e de inovação do Grupo Globalvia, projeta soluções inovadoras a partir da posição de operador tecnológico, com o objetivo de transformar o mundo da mobilidade, liderando diferentes tipos de projetos para:

  • Oferecer uma experiência diferente e única aos utilizadores, nas suas viagens, através de novas soluções digitais.
  • Incentivar a criação de novos modelos de mobilidade sustentável que promovam mudanças nos nossos estilos de vida.
  • Facilitar a vida daqueles que nos rodeiam com a interligação de dados, através de infraestruturas seguras e inteligentes.

Tudo isto, apoiado numa plataforma tecnológica e holística armazenada na cloud, propriedade da Openvia, que permite implementar novos serviços de mobilidade de maneira ágil e rápida: serviços tecnológicos inteligentes de otimização de viagens e pagamentos em autoestradas, no metro e comboio, assim como plataformas de serviços de mobilidade urbana e de planeamento eficiente de viagens urbanas e metropolitanas, entre outros.

A partir desta nova perspetiva de mercado, a Openvia desenvolveu soluções tecnológicas distintas, não só tentando facilitar a vida ao utilizador final da infraestrutura/meio de transporte, mas também pensando nos outros utilizadores principais deste sistema: a equipa humana que trata da gestão e operação das infraestruturas e meios de transporte.

Todas as soluções foram concebidas por uma equipa multidisciplinar com um vasto conhecimento do negócio de gestão e da execução do transporte organizado em três, bem como na área de mobilidade total, que atualmente opera em Espanha, Portugal e Estados Unidos da América. São soluções 100% digitais que facilitam o trabalho com um simples clique!

Estes serviços foram concebidos como soluções transversais para qualquer ativo de mobilidade. Embora, por necessidade, tenham sido criados primeiramente para a gestão de ativos de infraestruturas lineares, como por exemplo, as autoestradas. A sua aplicação e adaptação para o uso em outros tipos de ativos relacionados com o âmbito da mobilidade é transparente e simples.

As principais soluções da Openvia que, atualmente, estão mais avançadas são:

  • Geomic: Gestão de Ativos

A plataforma SaaS (Software as a Service) é a mais avançada e completa para a gestão da manutenção preventiva e corretiva das instalações. Proporciona aos operadores das infraestruturas todas as ferramentas necessárias para gerir de forma eficaz todas as tarefas de O&M (Operations and Maintenance) – operações e manutenção – das suas estradas, durante todo o ciclo de vida das mesmas.

A Geomic criou um sistema interligado de módulos que permitem aos operadores rodoviários gerir todos os aspetos das suas atividades diárias. Os principais módulos desta solução permitem uma manutenção correta e preventiva, a consulta, em tempo real, do mapa rodoviário, a planificação de equipas, de frotas e operações, a gestão de recursos humanos, de ativos e de inventários, a resposta a incidentes, relatórios e muito mais.

  • Tolling Back-Office

O sistema de back-office SaaS da Openvia foi criado para distribuir todos os processos relacionados com a cobrança de portagens, desde a aquisição dos dados até à qualificação das portagens, consolidação do trânsito, construção de rotas, gestão de contas de cliente, faturação, execução, entre outros.

Esta solução é capaz de gerir esquemas de cobrança de portagens convencionais, bem como operações de free-flow de múltiplos carris (e qualquer cenário intermédio), graças à simplicidade da configuração das regras de negócio do cliente.

O foco do Saas na cloud computing permite a evolução contínua e a adaptabilidade da plataforma, proporcionando a todos os clientes as mais recentes melhorias e funcionalidades de vanguarda incluídas nas últimas versões.

A simplicidade na criação de novas interfaces para interligação com outros serviços na cloud e nas instalações, reduz drasticamente o tempo de comercialização, bem como o custo de cada nova implementação.

  • Slora: Relação com o utilizador final da infraestrutura/meio de transporte.

Slora – Aplicação móvel de cobrança de portagens, já em funcionamento no estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, a qual pretende ser a verdadeira porta de entrada de interação dos cidadãos com a plataforma tecnológica, proporcionando-lhes cada vez mais novos serviços que ajudem na transição da sua customer journey.

Em Portugal já está em funcionamento o Slora – portal de pagamento de portagens, que permite a quem viaja pelas autoestradas portuguesas consultar e pagar as suas portagens pendentes. Além disso, a equipa da Openvia já está a testar o projeto-piloto para uma aplicação móvel que em breve estará disponível para facilitar estas funções aos utilizadores.

Conheça a Openvia, a equipa de Portugal e as soluções desenhadas por operadores para operadores no novo paradigma da mobilidade no Portugal Smart Cities Summit 2022.

Para mais informações, visite o website da Openvia – plataforma tecnológica e de inovação de mobilidade ou contacte info@openvia.io. Também pode encontrar-nos no LinkedIn, com o nome Openvia Mobility.

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