Renault e Nissan negoceiam alterações na sua aliança automóvel

Renault procura garantir o financiamento da Nissan para o seu novo empreendimento elétrico, em troca de uma redução da sua participação no grupo japonês, dos atuais 43% para 15%.

A Renault e a Nissan estão a negociar alterações às condições da sua parceria, incluindo um investimento em elétricos e a possível venda de parte da participação do grupo francês na empresa japonesa. Os dois grupos integram a aliança automóvel Renault-Nissan-Mitsubishi, que é o terceiro maior player mundial do respetivo setor.

Num comunicado conjunto, a Renault e Nissan revelam estar em “discussões de confiança sobre várias iniciativas”, no âmbito de esforços para o reforço da sua cooperação e do futuro da própria aliança. Entre as opções em cima da mesa pode estar um investimento da Nissan no novo negócio de veículos elétricos da Renault, bem como outras “melhorias estruturais” na parceria.

Segundo as marcas, também a ser avaliado um acordo sobre um conjunto de iniciativas estratégicas comuns relativamente a “mercados, produtos e tecnologias”, dizem na mesma nota. Porém, não fornecem mais detalhes.

Em troca, noticia a Reuters, a Renault pode reduzir a sua participação na fabricante japonesa, dos atuais 43% para 15%. A potencial venda de parte da participação da Renault na Nissan seria avaliada em 3,8 mil milhões de dólares e a posição restante ficaria em linha com a participação da Nissan na própria Renault, que também é de 15%.

Face a isso, a Nissan estará a considerar financiar-se para recomprar a participação da Renault. Espera-se agora que as negociações prossigam até à próxima apresentação com investidores, marcada para o início de novembro, onde a Renault deverá anunciar novidades sobre o projeto, que tem o nome de código “Ampere”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renault e Nissan negoceiam alterações na sua aliança automóvel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião