BRANDS' ECO Centro Cultural de Belém, o lugar de referência para a arte e a cultura

  • BRANDS' ECO
  • 21 Outubro 2022

Há 30 anos que a programação do Centro Cultural de Belém eleva o espírito, engrandece a alma e é uma referência na arte e na cultura, com momentos imperdíveis para todas as idades

Ser uma referência no mundo da arte e da cultura exige muito de uma instituição, mas o Centro Cultural de Belém (CCB) já tem provas dadas. Foi inaugurado em 1992 para acolher a presidência portuguesa da CEE e aberto ao público no ano seguinte, com um Centro de Espetáculos, um Centro de Exposições e um Centro de Congressos e Reuniões. Três edifícios independentes, mas complementares, que se combinam com jardins, lagos, pontes, rampas, praças, cafés, lojas e restaurantes. É uma cidade dentro da Cidade que, ao oferecer uma programação de alto nível, sempre mostrou saber o que os públicos de todas as idades querem ver, ouvir e sentir. Há sempre muito para explorar no CCB e não foi propriamente fácil selecionar as sugestões que lhe fazemos neste artigo, mas todas são momentos que não vai querer perder. Pode segui-las à confiança e encontrar muitas mais no site do CCB.

1. Há Fado no Cais, em Dezembro

Pedro de Castro, um dos mais carismáticos guitarristas portugueses, convida Bernardo Couto e Luís Guerreiro para um concerto que pode assistir no Grande Auditório do CCB dia 9 de dezembro às 21h00 ou em streaming até dia 11 de dezembro às 23h59.

Este concerto está incluído nas iniciativas do CCB “Cidade Digital”, que leva a arte e a cultura a todos os pontos do planeta. Saiba mais aqui.

2. Música na passagem do ano

Para começar o ano em beleza, sugerimos que dia 1 de janeiro, vá ao Grande Auditório assistir ao Concerto de Ano Novo… com sabor a Brasil pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Neste concerto, a música tocada pelos 35 músicos de 10 nacionalidades diferentes sob a batuta do maestro Evandro Matté vai passar pelo barroco e pelo contemporâneo, da ópera às grandes sinfonias românticas. Vai perder este momento?

3. Teatro para crianças sem medo

Todas as crianças e os seus pais ou avós vão ganhar coragem ao assistir a esta peça de teatro de Teresa Coutinho, que os leva a fazer uma viagem com uma criança que, ao encher-se de coragem, ultrapassa as barreiras que a constrangem e mostra a todos que é possível acreditar. A peça parte das histórias de “Simão sem Medo”, de Miguel Granja e “As aventuras de João sem Medo”, de José Gomes Ferreira e está em exibição dias 1, 2 e 3 de fevereiro para escolas e 4 e 5 de fevereiro para famílias. Perder este momento é algo a temer.

4. Passear e admirar o rio Tejo

É um dos programas mais simples e agradáveis para quem não se quer afastar de Lisboa, que mostra a proximidade entre a Natureza e o CCB. Passeios pelos cantos e recantos do CCB, com vista para o Tejo; brincar serenamente junto aos lagos, pontes e jardins ou relaxar nas esplanadas, restaurantes e lojas, são de certeza momentos que não vai querer perder no CCB.

5. Música em família

Se está a pensar aparecer disfarçado de detetive no Concerto de Carnaval deste ano, vai ter de descobrir a palavra que se esconde no seguinte enigma: zrgebcbyvgnan. Se não conseguir, não faz mal. Apareça na mesma, mas disfarçado de outra coisa qualquer. Nesse caso, só terá de tentar adivinhar o disfarce que desta vez trará o maestro Jan Wierzba, depois de António Variações em 2020 e de Joker em 2022. Também se adivinham muitos mais «cromos» espalhados pela orquestra – talvez legumes ou emojis. Vai ser no Grande Auditório, dia 12 de fevereiro às 17h com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

6. Violas interpretam canções de José Mário Branco

Um momento imperdível para os amantes da música de intervenção, que celebra os 80 anos de um dos maiores músicos portugueses deste género. Neste concerto, os 6 VIOLAS trazem um pouco da obra deste autor levando o espetador a viajar entre a memória e o desassossego. Dia 4 de novembro, às 21 horas, no Pequeno Auditório.

Exposição

7. Garagem Sul

Neste espaço dedicado à arquitetura, está a decorrer, até ao final de fevereiro, a exposição Ciclos, Os Arquitetos Que Nunca Deitaram Nada Fora, que entre programas para escolas e famílias, inclui visitas à cidade com novas personalidades de várias áreas, permitindo explorar os paradigmas que a exposição coloca em discussão por diferentes pontos de vista. Um programa gratuito, aos fins de semana.

Exposição coproduzida pelo Centro Cultural de Belém/Garagem Sul e a Trienal de Arquitectura de Lisboa,

8. O Mercado CCB

Mostrar, Ver e Fazer é o nome do mercado que acontece aos primeiros domingos de cada mês na Praça CCB, entre as 10h00 e as 18h00 com gastronomia, natureza, artesanato, atividades para crianças e muita animação. São ocasiões em que o CCB convida projetos e marcas portuguesas para mostrar o seu trabalho e desafia o público a participar em oficinas, assistir a aulas de culinária e a dançar no final do dia. Aproveite bem estes momentos com entrada livre.

9. A Sala de Leitura

Existe um belíssimo espaço de estudo, leitura e reflexão no CCB. Esta Sala de leitura dispõe de um fundo bibliográfico generalista com grande enfoque na Literatura e nas Artes Visuais, conta com 40 lugares sentados e disponibiliza 4 computadores de livre acesso. Pode ler no local ou levar emprestado para casa. Nesta sala também podem ser realizadas conferências, lançamentos ou outros eventos ligados à literatura.

10. Visitas Guiadas

O CCB é um dos edifícios icónicos de Lisboa. Dentro guarda várias salas de espetáculos, exposições, centros de reuniões e lojas.
Agora é possível descobrir todos os espaços, jardins e bastidores, em visitas guiadas.

As visitas são temáticas, e dependem de muitos critérios. Se por exemplo escolher a dos Jardins, opte pelos meses mais amenos para descobrir a personalidades dos nove jardins que se escondem atrás das paredes do CCB.

Mas se for um curioso, vá espreitar os bastidores do Centro de Espetáculos. Sabia que a Torre (de Cena) do Grande Auditório do CCB tem 20 metros de altura? Que a teia fica suspensa a 28 metros do palco? Se gostava de conhecer os corredores escondidos, os camarins e as equipas que fazem a magia acontecer em palco, esta visita é para si. Atravesse a quarta parede e venha conhecer os bastidores do CCB.

Ainda há visitas à Arquitetura do edifício, e uma especial para os mais novos, onde se “desmonta” o CCB e se mostra como foi construído a pensar numa minicidade, com ruas, praças, pontes, jardins e até uma avenida principal. Vamos passar pelas 1300 portas e portões à procura das 3 partes que constituem o edifício.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centro Cultural de Belém, o lugar de referência para a arte e a cultura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião