Taxa sobre lucros extraordinários chega “nos próximos meses”, diz ministra da Presidência

  • ECO
  • 25 Outubro 2022

"A nossa expectativa é de que ela possa ser aprovada nos próximos meses", diz Mariana Vieira da Silva, remetendo responsabilidades para a Comissão Europeia.

O Governo já manifestou a intenção de avançar com a criação de uma taxa sobre os lucros extraordinários do setor energético, mas remete avanços para a Comissão Europeia. Em entrevista à CNN Portugal, a ministra do Estado e da Presidência diz esperar que esta seja criada “nos próximos meses”.

“Existe, neste momento, um debate a ser concretizado a nível europeu sobre a criação de uma taxa. Portugal disse, desde a primeira hora, que apoiava a medida e que também a aplicaria. A nossa expectativa é de que ela possa ser aprovada nos próximos meses, assim que esse acordo europeu esteja fechado”, disse Mariana Vieira da Silva esta segunda-feira, em declarações à CNN Portugal.

Contudo, a ministra adiantou que o Governo tem em curso medidas alternativas para lidar com os lucros extraordinários. “O Governo português já tem neste momento um mecanismo que assegura que os resultados dessas empresas são utilizados diretamente para apoiar os consumidores“, notou, referindo-se ao mecanismo travão ao aumento das tarifas de eletricidade, que é financiado pelos resultados que as empresas têm nas renováveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa sobre lucros extraordinários chega “nos próximos meses”, diz ministra da Presidência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião