Fábrica de iPhones na China com surto Covid dá bónus para manter funcionários

  • Lusa
  • 1 Novembro 2022

Fábrica administrada pelo grupo taiwanês Foxconn emprega mais de 200 mil pessoas. Um surto de Covid-19, detetado em meados de outubro, resultou no bloqueio das instalações.

A maior fábrica de iPhones do mundo, situada no centro da China, prometeu esta terça-feira quadruplicar o bónus dos funcionários que permaneçam nas instalações, após centenas de trabalhadores terem escapado, devido a um surto de Covid-19.

A fábrica, administrada pelo grupo taiwanês Foxconn, emprega mais de 200 mil pessoas. Um surto de covid-19, detetado em meados de outubro, resultou no bloqueio das instalações.

Trabalhadores da Foxconn citados pela imprensa reclamaram da má qualidade dos alimentos e da falta de assistência médica para quem testou positivo. A empresa negou rumores de que 20.000 pessoas na fábrica tenham sido infetadas pela Covid-19, mas não detalhou um número.

Vídeos difundidos nas redes sociais chinesas este fim de semana mostram centenas de funcionários da Foxconn a saltar vedações e a caminhar ao longo da berma de uma estrada, carregados com malas e outros pertences.

A empresa anunciou esta terça-feira, através da sua conta oficial na rede social chinesa WeChat, que pagaria um bónus diário de 400 yuans (cerca de 55 euros) por dia de trabalho – quatro vezes o valor habitual.

O pessoal também vai receber um bónus adicional caso permaneçam na fábrica por pelo menos 15 dias em novembro e um bónus de até 15.000 yuans (2.075 euros), caso permaneçam nas instalações durante todo o mês.

A Foxconn, cuja fábrica em Zhengzhou é a que mais produz iPhones no mundo para o grupo norte-americano Apple, disse estar a enfrentar uma “longa batalha” contra o surto de Covid-19, mas não especificou o número de funcionários que estão sob confinamento.

A empresa garantiu estar a “cooperar com o governo para organizar pessoal e veículos” e permitir que os funcionários saiam se assim o desejarem. As autoridades locais pediram aos funcionários em fuga que se registem à chegada e, em seguida, façam uma quarentena de vários dias em casa.

A China registou mais de 2.000 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, pelo segundo dia consecutivo. A altamente contagiosa, a variante Ómicron do novo coronavírus obrigou as autoridades chinesas à imposição de medidas de confinamento cada vez mais extremas e frequentes, para salvaguardar a estratégia de ‘zero casos’, assumida como um triunfo político pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica de iPhones na China com surto Covid dá bónus para manter funcionários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião