Costa garante na cimeira do clima que Portugal não vai reativar centrais a carvão

Na COP27, o primeiro-ministro apontou os oceanos como o “grande regulador climático” e anunciou que Portugal vai organizar conferência internacional sobre incêndios florestais em 2023, no Porto.

O primeiro-ministro português discursou esta terça-feira na 27.ª Conferência do Clima (COP27). Aproveitou para reafirmar a intenção de não reativar as centrais a carvão, numa altura em que essa tem sido a opção e vários países europeus, face à crise energética.

Conseguimos antecipar em dois anos o encerramento das nossas centrais a carvão, que não vamos reativar”, afirmou António Costa, para depois relembrar que as energias renováveis representam já cerca de 60% da eletricidade consumida no país, e o objetivo é crescer até aos 80% em 2026.

Além disso, o primeiro-ministro diz estar convencido que o hidrogénio verde e outros gases renováveis “são tecnologias para o futuro”, pelo que a intenção é produzi-los e até exportá-los, tal como ficou patente no acordo recentemente conseguido com França e Espanha, para a construção de um “corredor verde”, no fundo um gasoduto orientado para os gases renováveis, que deverá ligar Espanha a França.

Sobre as expectativas para esta COP27, o primeiro-ministro disse ser desejável alcançar-se uma “visão clara” que permita resultados “concretos” em questões que vão da mitigação ao financiamento, passando pela adaptação e revisão das contribuições nacionais. “Este esforço tem de ser liderado pelos países mais desenvolvidos e pelos que são grandes emissores”, defendeu.

Em paralelo, António Costa apontou os oceanos como o “grande regulador climático”, justificando assim a atenção que lhes foi dada com a organização da Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas organizada, este ano, em Portugal.

No entanto, como os incêndios florestais resultantes de causa humana são já responsáveis por 6% das emissões mundiais de dióxido de carbono, uma percentagem que pode chegar a 20% nos anos mais extremos, indicou Costa, também se justifica uma atenção especial para este tema. Neste sentido, Portugal vai organizar em 2023 a 8ª International Wildland Fire Conference, no Porto, de 16 a 19 de maio de 2023.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa garante na cimeira do clima que Portugal não vai reativar centrais a carvão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião