BRANDS' ECO A nível internacional Portugal é reconhecido como “o produtor mais fiável e confiável de moda sustentável”

  • BRANDS' ECO
  • 14 Novembro 2022

A internacionalização das marcas portuguesas vai estar novamente em destaque no Portugal Exportador. Em antecipação ao evento, Manuel Serrão destacou a "boa reputação" do sector têxtil português

A propósito da 17ª edição de Portugal Exportador, que acontece no próximo dia 23 de novembro, em Lisboa, Manuel Serrão, Presidente Executivo da Associação Selectiva Moda, falou com o ECO sobre a internacionalização da indústria têxtil portuguesa. Portugal exporta quase a totalidade do que produz e está muito bem visto no mundo da moda sustentável.

Quais os novos mercados que são uma aposta segura nesta fase do Mundo?

No caso da nossa ITV , indústria têxtil e vestuário , tem existido uma aposta e um investimento consistente no mercado europeu e norte americano, ainda que comecem a ser também explorados novos mercados emergentes na América Latina e alguns países de África e Ásia, como o Japão, mas também a Coreia do Sul e Marrocos, por exemplo.

Como vê a importância de um evento como o Portugal Exportador?

No caso da Associação Selectiva Moda a maior importância está exatamente na nova área “Mundo” onde vamos poder divulgar as nossas ações de promoção internacional da fileira têxtil e vestuário, nomeadamente as próximas edições do Modtissimo em Fevereiro e Setembro de 2023 e o nosso Projecto Conjunto de Internacionalização, o From Portugal 2023, onde já contamos com a adesão de mais de 200 empresas.

No seu entender o Portugal Exportador pode ser o local de partilha de informação e boas práticas entre as várias associações empresariais relativamente aos projetos que desenvolvem?

Existindo tempo para isso, claro que é mais uma boa oportunidade para esse networking associativo. Com a indispensável participação da Aicep, como é evidente.

É importante haver parcerias entre as associações?

Sempre consideramos que essas parcerias são fundamentais para a coordenação das nossas ações internacionais, sobretudo em termos da promoção da imagem do nosso país e tanto quanto sei a própria Aicep está empenhada em dar novos contributos para esse louvável objetivo.

Como olha para o movimento associativo em Portugal?

Nos 35 anos que já levo de cooperação com o universo do associativismo empresarial julgo que ele tem melhorado muito na sua necessária profissionalização e profissionalismo. Uma vez mais a Aicep tem feito um bom trabalho no reconhecimento da política de que cada Associação setorial tem uma noção mais concreta das ações e objetivos a prosseguir e atingir em cada setor específico de atividade.

Acredita que as competências digitais, uma ferramenta que será trabalhada no Portugal Exportador, podem ser importantes?

Para o nosso setor têxtil e vestuário a digitalização é um processo em curso de grande relevo e importância, a par das questões da sustentabilidade em que Portugal se tem vindo a posicionar na vanguarda europeia e mundial. Atualmente é internacionalmente reconhecido como o produtor mais fiável e confiável de moda sustentável.

Acha que Portugal é um país exportador no seu setor?

A indústria têxtil e vestuário portuguesa exporta mais de 80% de tudo o que produz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A nível internacional Portugal é reconhecido como “o produtor mais fiável e confiável de moda sustentável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião