BRANDS' ECO Os seis finalistas dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI

  • BRANDS' ECO
  • 14 Novembro 2022

Já foram apuradas as seis empresas finalistas para o Prémio PME Inovação COTEC-BPI. O vencedor será anunciado no encontro PME Inovação, a 30 Novembro 2022.

Nesta edição, os Prémios PME Inovação COTEC-BPI receberam mais de duzentas candidaturas de empresas. A verdade é que o Prémio tem crescido e desde a sua criação, em 2005, as empresas têm mostrado uma trajectória de crescimento robusto e sustentado, ao longo da última década.

Este ano, e após um processo de selecção rigoroso, já foram apuradas e analisadas em profundidade as seis empresas finalistas que irão ser apresentadas à decisão do Júri do Prémio Inovação COTEC-BPI. As empresas estão inseridas em áreas de atuação distintas e destacaram-se com os seus projetos inovadores.

‘Powerbanks’ para camiões de frio: consiste num sistema pioneiro Plug-in para alimentar o sistema de refrigeração em modo eléctrico, reduzindo o desperdício no transporte, consumo de combustível e emissões. O projeto pertence à empresa de Matosinhos, a ADDVOLT.

Garantir a integridade da produção industrial: a CONTROLAR, a empresa com sede em Braga, projecta e realiza sistemas inteligentes de teste e de automação para linhas de produção industrial em sectores tão exigentes com o automóvel, aeroespacial e a defesa.

Alimentos funcionais de alto valor: A empresa de Coruche, ITS-ETSA, recolhe e transforma sub-produtos de origem animal, a nível industrial, em produtos funcionais de elevado valor económico para alimentação animal e humana, entre outras aplicações, garantido a segurança e controlo da cadeia alimentar.

Produzir ‘vinhos perfeitos’: A Casa NIEPOORT, com quintas em cinco regiões vinícolas, “interpreta” solos, climas e castas para produzir vinhos diferenciados de alta qualidade, reconhecidos mundialmente, que combinam saber com tradição vitivinícola e as possibilidades da biodinâmica.

Na alta-roda da competição desportiva: a P&R tem sede em Barcelos e é especializada no desenvolvimento de produtos de vestuário técnico desportivo para alta competição, com elevada exigência de desempenho e adaptados às morfologias individuais dos atletas.

Transcrição automática da linguagem humana: Os produtos da VOICEINTERACTION, empresa de Lisboa, convertem em texto, legendam e analisam o conteúdo da linguagem humana a partir de algoritmos de modelação linguística e tecnologias de aprendizagem automática.

O Júri, presidido por Pedro Barreto, Administrador do Banco BPI, reunirá no dia 17 de novembro e será constituído por uma painel diversificado.

• Ana Teresa Lehmann, FEP – Universidade do Porto
• António Portela, Bial – Portela & Companhia, SA
• Carlos Oliveira, Fundação José Neves
• Joana Mendonça, ANI – Agência Nacional de Inovação
• João Bigotte, MIT Portugal | Technological Change and Innovation
• José Carlos Caldeira, INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e
Computadores, Tecnologia e Ciência
• Lua Queiroz Pereira, SEMAPA – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, SA
• Manuel Mira Godinho, ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade
de Lisboa
• Manuela Tavares de Sousa, Imperial – Produtos Alimentares, SA

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI será entregue no próximo dia 30 de Novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

“Em Contra-Ciclo” é o grande tema do 12.º Encontro PME Inovação COTEC deste ano que conta com dois prestigiados painéis, que pretendem desmistificar as previsões negativas que preocupam todos os sectores empresariais. O primeiro intitula-se “o compasso da inovação na transformação do negócio” e, o segundo “as vantagens de inovar em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os seis finalistas dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião