Mais cinco elementos aprovados para a direção executiva do SNS

  • ECO
  • 17 Novembro 2022

O mandato dos novos membros é de três anos, renovável até ao limite máximo de três renovações consecutivas. O início de funções está marcado para 2 de dezembro.

O Governo fechou a equipa de gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a designação de mais cinco elementos que vão apoiar o diretor executivo Fernando Araújo na nova estrutura.

“Após parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), o conselho de gestão será composto por Fátima Cristina Mira da Fonseca, Francisco Goiana Godinho da Silva, Maria Filomena Passos Teixeira Cardoso, Rita Gonçalves Moreira e Vítor Jaime Pereira Alves“, indica o comunicado de Conselho de Ministros, que se reuniu esta quinta-feira.

O mandato dos membros do conselho de gestão tem a duração de três anos e é renovável, até ao limite máximo de três renovações consecutivas, acompanhando o mandato do diretor executivo”, lê-se na nota. Ou seja, os novos membros do conselho de gestão podem ficar no cargo até 12 anos.

A tomada de posse está prevista para o dia 2 de dezembro, “primeiro dia útil do mês”. O médico Fernando Araújo iniciou funções um mês antes, a 2 de novembro, com a missão de coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede.

A equipa completa terá paridade de género e será constituída por mais dois médicos, Fátima Fonseca e a Francisco Goiana, a enfermeira Filomena Cardoso, a gestora Rita Moreira e o jurista Jaime Alves.

O ministério da Saúde, em nota enviada às redações, sublinha que a “entrada em pleno funcionamento deste instituto público de regime especial integrado na administração indireta do Estado, prevista para 1 de janeiro de 2023, corresponde a uma profunda alteração à orgânica do SNS, determinante para uma visão mais global do sistema de saúde”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais cinco elementos aprovados para a direção executiva do SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião