Petróleo sobe, mas caminha para semana de perdas superiores a 6%

Os preços do petróleo estão voláteis esta sexta-feira, oscilando entre ganhos e perdas. Mesmo assim, balanço semanal deverá ser negativo.

A negociação do petróleo nos mercados internacionais está a ser marcada por volatilidade. Os benchmark brent e WTI começaram a manhã desta sexta-feira a valorizar, mas tudo aponta para que o balanço semanal seja de perdas, com as preocupações com a procura pelo “ouro negro” a pressionar o sentimento.

Os futuros do brent estão a negociar junto da linha de água. Pelas 10h30 de Lisboa seguem a subir 0,18% para os 89,9 dólares, depois de já terem estado a recuar 0,2%. Já o crude WTI sobe 0,29% para os 81,7 dólares.

Apesar da oscilação, ambos os benchmarks estão a encaminhar-se para uma segunda perda semanal. O brent está a caminho de uma desvalorização de mais de 6%, que poderá agravar-se consoante a negociação desta sexta-feira, enquanto o WTI está em queda de 8%.

Brent encaminha-se para queda semanal de 6%

A negociação esta semana foi pressionada pela preocupação com o enfraquecimento da procura na China e novos aumentos das taxas de juros pela Reserva Federal dos EUA.

Pela China, há relatos de que o país está a tentar desacelerar as importações de petróleo de alguns exportadores, de acordo com a Reuters. Além disso, o país viu um aumento nos casos de Covid-19, um tema sensível depois das políticas restritivas face à pandemia terem tido um impacto elevado na atividade.

Os investidores estão também preocupados com as ações do banco central americano, depois das esperanças de moderação dos aumentos agressivos das taxas dos EUA terem sido diminuídas por comentários de algumas autoridades da Fed esta semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe, mas caminha para semana de perdas superiores a 6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião