Lucros da Altri aumentam 30% para 117 milhões de euros
Os resultados dos primeiros nove meses do ano da empresa liderada por José Pina foram influenciados pelo aumento do volume de produção e das vendas, e também pela subida dos preços.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a Altri apresentou lucros de 117,4 milhões de euros, mais 30% que em igual período do ano passado, e contabilizou 805,9 milhões de euros de receitas, mais 37,7% que nos primeiros nove meses de 2021.
“O desempenho financeiro do Grupo Altri foi influenciado pelo volume de produção, pelas vendas, mas também pelos preços”, refere a empresa em comunicado enviado esta quinta-feira à CMVM.
José Pina, presidente da Altri, revela ainda que “ao sólido desempenho operacional apresentado nos três meses terminados em setembro, juntou-se uma procura em crescimento num mercado com um nível de stocks reduzido.”
Através da Caima, Celbi e Biotek, o grupo Altri produziu 852 mil toneladas de fibras celulósicas nos primeiros nove meses do ano, “ligeiramente abaixo do semestre homólogo (-1,6%) dada a paragem programada da Biotek em maio, com os mercados externos a absorverem 86% do total”, justifica a empresa em comunicado.
José Pina refere ainda que nos primeiros nove meses do ano, a empresa investiu 34,8 milhões de euros, “valor que é mais do dobro do investimento realizado no mesmo período do ano passado, mantendo um nível baixo de dívida líquida (1,3 vezes o EBITDA), que nos permite manter a capacidade financeira para considerar as oportunidades da bioeconomia.”
Apesar do volume do investimento realizado, que inclui 9,7 milhões de euros relacionados com a nova caldeira de biomassa para a Caima, o nível de endividamento da empresa não foi muito alterado. Segundo dados da empresa, a dívida líquida aumentou apenas 0,56% para 358,9 milhões de euros, um valor equivalente a 1,3 vezes o EBITDA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da Altri aumentam 30% para 117 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}