Portugal vence Uruguai por 2-0 e segue para os oitavos do Mundial

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Novembro 2022

Ao segundo jogo da fase de grupos, Portugal passa aos oitavos de final do Mundial do Qatar. Depois de França e Brasil, a equipa das quinas é a terceira a garantir a passagem à fase seguinte.

A seleção nacional carimbou esta segunda-feira a passagem aos oitavos de final do campeonato mundial de futebol de 2022 depois de vencer o adversário pelo qual foi eliminado nos oitavos do Mundial de 2018, na Rússia. Com um bis de Bruno Fernandes, Portugal ganhou ao Uruguai por 2-0 e lidera, neste momento, o grupo H com seis pontos, faltando apenas um para garantir a vitória no agrupamento.

Os ’11’ iniciais de Portugal e Uruguai antes do pontapé de saída

Os primeiros 45 minutos tiveram mais Portugal do que Uruguai, mas ainda assim sem golos e com mais uma preocupação para o futuro da equipa na prova: o lateral-esquerdo Nuno Mendes saiu lesionado aos 42 minutos e o defesa não escondeu a frustração, ao sair do campo em lágrimas.

Foi a segunda parte que trouxe os dois golos de Bruno Fernandes que deram o triunfo à seleção portuguesa. O primeiro surgiu ao minuto 54, num cruzamento para Cristiano Ronaldo tentar cabecear. Mas o avançado confundiu o guarda-redes uruguaio e não chegou a tocar na bola, e esta entrou diretamente.

Ao minuto 61, um adepto invadiu o relvado do estádio de Lusail, onde decorria o encontro, carregando uma bandeira multicor, com as cores do arco-íris, em apoio à comunidade LGBTQ+, e uma t-shirt com a inscrição “Respect for iranian woman [Respeito para as mulheres iranianas]” na parte de trás e “Save Ukraine [salvem a Ucrânia]” na parte da frente. Apesar de ainda ter conseguido escapar ao primeiro segurança e alcançar o meio-campo, o homem acabou por ser detido e retirado do recinto.

Depois deste primeiro golo, seguiu-se um período em que esteve mais perto a equipa celeste (como é conhecida a seleção do Uruguai) de fazer o empate do que Portugal de alargar a vantagem, mostrando algum desgaste e cansaço. No último quarto de hora, a seleção uruguaia ainda teve duas grandes oportunidades, com um remate ao poste aos 75 minutos e numa ocasião em que Suárez falhou por pouco o desvio na área.

O segundo tento de Bruno Fernandes viria a surgir da marca dos 11 metros. Depois de uma mão na bola de Giménez, já no tempo de descontos, o médio português concretizou a oportunidade de golo através de grande penalidade aos 90+3. É de notar que Bruno Fernandes já tinha feito duas assistências no primeiro jogo da fase de grupos, na vitória por 3-2 frente ao Gana.

Este triunfo, disputado no estádio de Lusail, tornou Portugal a terceira seleção a garantir a passagem aos oitavos de final do Mundial do Qatar, juntando-se assim à França e ao Brasil. Na classificação do Grupo H, Portugal soma agora seis pontos, contra três do Gana e um de Uruguai e Coreia do Sul, que perdeu esta segunda-feira por 3-2 com os africanos e defronta a seleção lusa na sexta-feira.

(Notícia atualizada pela última vez às 21h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vence Uruguai por 2-0 e segue para os oitavos do Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião