Fundador da FTX: “Tinha a obrigação de preservar os interesses dos acionistas e clientes”

  • Lusa
  • 1 Dezembro 2022

Na primeira intervenção pública desde a falência da FTX, Sam Bankman-Fried admitiu estar "profundamente desolado" e reconhece que tinha a obrigação de proteger clientes e acionistas.

O ex-líder e fundador da plataforma de criptomoedas FTX diz estar “profundamente desolado” após a empresa ter falido. “Estou profundamente desolado pelo que aconteceu”, disse Sam Bankman-Fried na sua primeira entrevista pública desde a falência da FTX.

Apanhada numa onda de pânico que levou os utilizadores a tentar retirar os seus fundos da plataforma, a FTX suspendeu primeiro os levantamentos, antes de ser forçada a declarar falência em 11 de novembro.

Fui diretor-geral da FTX, o que significa que aconteça o que acontecer, tinha a obrigação de preservar os interesses dos acionistas e clientes”, admitiu Bankman-Fried, questionado numa conferência do jornal The New York Times. “Cometi muitos erros claramente, coisas que daria tudo para poder corrigir hoje”, continuou o empresário de 30 anos.

Bankman-Fried é suspeito de ter usado, com colaboradores, recursos depositados na plataforma por clientes da FTX para realizar transações financeiras especulativas com a sua outra empresa, a Alameda Research. Se forem comprovados, esses factos podem levar a um processo criminal.

“Não estou a pensar nisso. O importante não é isso”, disse o ex-líder da FTX sobre uma possível audiência no tribunal. O gestor disse estar mais interessado em “tentar fazer todo o possível para ajudar” investidores e clientes da plataforma.

Bankman-Fried chegou a ter uma fortuna avaliada em 26 mil milhões de dólares (cerca de 25 mil milhões de euros) – baseada na avaliação da FTX e da Alameda –, mas perdeu tudo com a falência da plataforma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundador da FTX: “Tinha a obrigação de preservar os interesses dos acionistas e clientes”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião