Só um condenado em mais de 200 processos por fraudes na vacinação contra a Covid-19

  • ECO
  • 13 Dezembro 2022

Existe apenas uma condenação nos inquéritos abertos pelo Ministério Público por vacinação fraudulenta. Maioria dos casos foi arquivada por falta de instrumentos legais para punir abusos.

Dos 242 inquéritos abertos para apurar a responsabilidade criminal dos suspeitos de fraude na vacinação contra a Covid-19 — que depois foram reduzidos a 216 –, houve somente uma condenação e dois julgamentos ainda a aguardar desfecho, noticia o Público (acesso condicionado). A grande maioria das investigações (160) foi arquivada.

Nuns casos, este resultado foi justificado por os investigadores terem concluído que a pressa com que tudo teve de ser feito levou a enganos involuntários; noutros casos aquilo que ditou a ilibação dos arguidos foi a falta de normas legais para os punir. Mas os organismos do Ministério da Saúde também levantaram dificuldades ao apuramento da verdade, contribuindo para que, em outubro passado, apenas sobrassem pouco mais de 40 inquéritos ainda em curso, segundo dados da Procuradoria-Geral da República.

A única pessoa condenada nos 242 inquéritos foi uma enfermeira que, em abril de 2021, quando prestava serviço no centro de vacinação do Europarque de Santa Maria da Feira, aproveitou para inocular o marido e o filho, apesar de estarem abaixo dos escalões etários programados pela Direção-Geral da Saúde para essa altura. A enfermeira confessou o ato e mostrou-se arrependida, tendo explicado que temia pela saúde do marido, diabético e fumador, e do filho, que sofria de obesidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só um condenado em mais de 200 processos por fraudes na vacinação contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião