Três projetos impulsionam hidrogénio verde em Espanha

  • Servimedia
  • 13 Dezembro 2022

A Cepsa, a CIP dinamarquesa e a Maersk estão a desenvolver três grandes projetos que irão impulsionar o hidrogénio verde em Espanha.

O hidrogénio verde, que poderá tornar-se o combustível para a descarbonização na próxima década, tornou-se um objetivo estratégico para a União Europeia. A Espanha encontra-se numa posição privilegiada para liderar a Europa na produção desta energia verde revolucionária, uma vez que é o país escolhido para o desenvolvimento de três projetos que têm como objetivo impulsionar o hidrogénio verde, noticia a Servimedia.

A promoção do hidrogénio renovável é estratégica para a Espanha, como o demonstra o facto de, de todos os projetos de hidrogénio renovável a nível mundial, 20% estarem localizados neste país, que se encontra apenas atrás dos EUA.

Os recentes compromissos de ajuda anunciados pela Comissão Europeia ligados ao desenvolvimento e implementação de Projetos de Hidrogénio Verde de Interesse Comum Europeu (PIICE), juntamente com o novo Plano de Segurança Energética aprovado pelo Governo espanhol, tornam clara a estratégia da Europa e de Espanha para liderar esta nova tecnologia.

Este contexto foi aproveitado por empresas espanholas como a Cepsa ou a Enagás, bem como por empresas internacionais como a CIP dinamarquesa e a Maersk, que serão intervenientes chave no próximo ano para promover o hidrogénio verde em Espanha através do desenvolvimento de megaprojetos, alinhados com a estratégia espanhola de descarbonização da economia e transição energética justa e ainda com o roteiro do hidrogénio verde, avançando em conformidade com o compromisso comum de descarbonização dos setores produtivos na União Europeia.

A carteira destes megaprojetos totaliza mais de 7 GW de capacidade instalada de eletrolisadores, acima da atual meta governamental de atingir 4 GW em 2030, uma meta pouco ambiciosa dado o volume de projetos em curso e que poderia levar o Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico a rever em alta a meta de hidrogénio renovável estabelecida para 2030 no Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (PNIEC).

Vale Andaluz

Com um investimento de 3 mil milhões de euros na Andaluzia, o Vale do Hidrogénio Verde Andaluz da Cepsa irá promover a descarbonização da indústria e dos transportes pesados terrestres, aéreos (SAF) e marítimo, o que irá promover uma redução de 6 milhões de toneladas de CO2.

A empresa vai gerar 10 mil empregos – perto de mil empregos diretos, indiretos e induzidos – para o arranque de duas novas fábricas, com uma capacidade de 2 GW e uma produção de até 300 mil toneladas de hidrogénio verde nos seus parques eólicos no Campo de Gibraltar (Cádiz) e Palos de la Frontera (Huelva).

O projeto será acompanhado de um investimento adicional de 2 mil milhões de euros para desenvolver uma carteira de projetos de energia eólica e solar 3 GW para gerar a energia renovável necessária para produzir o hidrogénio verde. Além disso, a empresa irá colaborar com outros produtores de energias renováveis na Andaluzia e no resto de Espanha para promover a integração destas novas centrais no sistema elétrico.

A fábrica de Huelva estará localizada junto ao Parque Energético La Rábida e entrará em funcionamento em 2026, atingindo a sua plena capacidade em 2028. As instalações de Cádiz estarão localizadas no Parque Energético de San Roque e entrarão em funcionamento em 2027.

Projeto Catalina

O projeto liderado pela CIP dinamarquesa, o maior investidor mundial especializado em infraestruturas renováveis greenfield, em consórcio com empresas como a Enagás Renovable e Fertiberia, irá instalar 2 GW de eletrolisadores em Aragão para a produção de hidrogénio verde que contribuirá para a descarbonização, entre outras áreas, da região espanhola do Levante, onde se encontram algumas das indústrias mais energéticas e com maior intensidade de hidrogénio do país, tais como refinarias, produtores de fertilizantes e fábricas de ladrilhos.

Com um investimento de mais de 8 mil milhões de euros e a criação de quase 10 mil empregos em Aragão e 900 em Valência durante as fases de construção e operação, o projeto Catalina fornecerá hidrogénio com um baixo impacto ambiental através de um hidroduto com mais de 220 quilómetros de comprimento que ligará a área rica em recursos renováveis de Teruel, onde estarão localizados tanto os ativos de geração como a indústria associada aos eletrolisadores, com as áreas industriais de Sagunto e Tarragona.

A Catalina encontra-se numa fase avançada de desenvolvimento. A primeira fase do projeto, que estará comercialmente operacional no final de 2027, terá 1 GW de energia eólica e solar fotovoltaica ligada a um eletrolisador de 500 megawatts (MW) que produzirá mais de 50 mil toneladas de hidrogénio verde por ano. Esta fase inclui também a construção de uma fábrica de produção de amoníaco em Sagunto que utilizará o hidrogénio verde para produzir amoníaco verde que será posteriormente utilizado no fabrico de fertilizantes.

O resto do projeto entrará em funcionamento sequencialmente a partir dessa data para estar plenamente operacional até 2030, quadruplicando a produção da primeira fase para cerca de 200 mil toneladas de hidrogénio verde por ano, (40% do consumo atual de hidrogénio cinzento (proveniente de combustíveis fósseis) em Espanha, atualmente cerca de 500 mil toneladas por ano) o suficiente para contribuir para a descarbonização das indústrias aragonesa e levantina.

Projeto da Maersk

A Maersk anunciou o lançamento de um novo projeto de produção de hidrogénio verde e biocombustível para o setor marítimo em Espanha. Um megaprojeto de 10 mil milhões de euros, com duas grandes instalações de produção localizadas em duas zonas portuárias na Andaluzia e na Galiza para a produção de dois milhões de toneladas de metano verde até 2030, o que pode contribuir para consolidar a vantagem dos portos espanhóis no novo cenário mundial, uma vez que a descarbonização do setor obrigará as empresas a reconfigurar as suas rotas para garantir portos seguros que possam abastecê-los com os novos consumíveis verdes. A iniciativa poderia gerar cerca de 85 mil empregos, dos quais 5 mil seriam diretos.

O acesso a fontes renováveis é fundamental para assegurar o sucesso deste projeto, pelo que a Maersk terá de promover ou estabelecer acordos com múltiplos operadores de parques eólicos e solares para fornecer um total de 4 mil megawatts, produzidos em todo o país.

A empresa, que já fez progressos nos estudos iniciais, avançará os detalhes finais do projeto até Junho do próximo ano, com o objetivo de impulsionar o seu desenvolvimento a partir de meados de 2023. O projeto tem três fases: atingir 200 mil toneladas em 2025, ter a primeira fábrica totalmente operacional, com uma produção de um milhão de toneladas em 2027 numa das duas comunidades (ainda por definir) e iniciar o segundo centro imediatamente a seguir, com o objetivo de atingir dois milhões de toneladas de metanol verde em 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três projetos impulsionam hidrogénio verde em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião