Banco de Inglaterra sobe taxa de juro em 50 pontos base

Banco central inglês segue a Fed e anunciou esta quinta-feira uma subida de 50 pontos base da taxa de juro da libra para 3,5%, ficando dentro das expectativas dos analistas.

O Banco de Inglaterra decidiu seguir a Reserva Federal norte-americana (Fed) e anunciou esta quinta-feira uma subida de 50 pontos base da taxa de juro da libra para 3,5%, ficando dentro das expectativas dos analistas.

O Banco de Inglaterra revela que seis dos nove membros do Comité de Política Monetária votaram a favor de uma subida de 50 pontos base, com o intuito de trazer de volta a inflação para o nível de 2% e sustentar o crescimento e o emprego na economia britânica.

Dois membros preferiram manter a taxa de juro em 3%, e um membro preferiu aumentar a taxa em 0,75 pontos percentuais, para 3,75%.

A entidade monetária liderada por Andrew Bailey sustenta a sua decisão referindo que a taxa de inflação dos últimos 12 meses terminados em novembro figurou nos 10,7%, depois de em outubro ter atingido 11,1%.

Além disso, revela ainda que “as pressões internas sobre os salários e os preços são elevadas” e que as expectativas do Banco de Inglaterra apontam agora para um decréscimo de 0,1% do PIB do Reino Unido no quarto trimestre deste ano, 0,2 pontos percentuais mais elevado do que no relatório de novembro.

No entanto, o comunicado da autoridade monetária refere que “o consumo das famílias continua fraco e a maioria dos indicadores do mercado imobiliário continuou a abrandar.”

A equipa de Bailey revela ainda que “embora a procura de mão-de-obra tenha começado a diminuir, o mercado de trabalho continua estreito”, destacando que a taxa de desemprego subiu ligeiramente para 3,7% no período de três meses até outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra sobe taxa de juro em 50 pontos base

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião