É oficial. Fernando Santos abandona a seleção nacional

  • ECO
  • 15 Dezembro 2022

O técnico de 68 anos está de saída da seleção português ao fim de uma jornada de oito anos.

O vínculo entre o treinador Fernando Santos e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) chegou ao fim esta quinta-feira, de acordo com o comunicado da FPF.

“A Federação Portuguesa de Futebol e Fernando Santos concordaram em dar por terminado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014. Após uma das melhores participações de sempre da Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, no Catar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo. Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da Seleção Nacional”, assim refere o comunicado divulgado na página oficial da FPF e que inclui um vídeo de agradecimento.

O próprio Fernando Santos também deixou um vídeo de agradecimento. “Saio com um enorme sentimento de gratidão. Foi um sonho que realizei e um objetivo de vida que cumpri”, referiu o agora ex-selecionador na mensagem divulgada pela FPF.

Fernando Santos tinha mais dois anos de contrato com a FPF, mas a derrota da seleção nos quartos-de-final do Mundial 2022, diante de Marrocos (1-0), ditou a saída antecipada do técnico.

Na passagem pela equipa das quinas, o timoneiro de 68 anos realizou um total de 109 jogos, dos quais venceu 67. Em relação ao palmarés, Fernando Santos fica na história do futebol português por ter sido o primeiro treinador a levar a seleção portuguesa à glória dos títulos: um Europeu de futebol (2016) e uma Liga das Nações (2019).

Não foi nomeado, para já, o sucessor de Fernando Santos nem sequer foi nomeado um treinador interino. “A Direção da FPF iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional”, assim termina o comunicado da Federação.

O próximo jogo oficial da seleção portuguesa está marcado para 23 de março de 2023, contra o Liechtenstein, no arranque da qualificação para o campeonato da Europa de 2024, que irá decorrer na Alemanha.

(Notícia atualizada às 18h18 com comunicado oficial da FPF)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial. Fernando Santos abandona a seleção nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião