Redução do défice e dívida “coloca-nos ao abrigo das turbulências do passado”

  • ECO
  • 25 Dezembro 2022

Primeiro-ministro garante, na tradicional mensagem de Natal, que Portugal está a responder à crise e que está a aproximar-se dos países mais desenvolvidos da Europa.

A trajetória sustentada de redução do défice e da dívida coloca-nos ao abrigo das turbulências do passado“, afirmou o primeiro-ministro António Costa na mensagem de Natal deste ano de 2022, marcada pela invasão da Ucrânia. Uma referência implícita ao pedido de resgaste em 2011 com o Governo de Sócrates e à entrada da troika. A dívida pública deverá cair este ano para um valor em torno dos 118%, mas ainda assim no topo dos países do euro, enquanto o défice público deverá fechar o ano em torno dos 1,5%.

Numa curta intervenção, António Costa aponta as consequências da guerra, o primeiro ponto desta mensagem. “Este ano, a inflação atingiu níveis que não vivíamos há três décadas; as taxas de juro subiram para valores que os mais novos não conheciam; e a fatura da energia cresceu, tanto para as famílias como para as empresas“, afirma o primeiro-ministro. Mas garante que Portugal tem-se aproximado das economias mais desenvolvidas da Europa. “Só com este sentido de comunidade, de partilha, de solidariedade é que temos conseguido continuar a aproximar-nos das economias mais desenvolvidas da Europa, com o investimento das empresas, as exportações e o emprego a crescerem”, afirmou Costa, apesar de ainda há poucos dias, o INE ter revelado que, em 2021, o Produto Interno Bruto ‘per capita’ em Paridades de Poder de Compra [PPC] caiu 1,1 pontos percentuais, para 75,1% da média da União Europeia em 2021.

Neste discurso de natal, Costa aponta para a resposta à crise. “Solidariamente, temos enfrentado estas dificuldades. Famílias, empresas, instituições do setor social, autarquias, Estado, estamos a lutar, lado a lado, para não deixar ninguém para trás, para proteger o emprego, para continuar a recuperar das feridas da pandemia, na economia, nas aprendizagens, na saúde, tanto física, como mental”

Neste contexto, para António Costa, a palavra-chave para cumprir os desafios estratégicos do país é “confiança”. “Reduzir as desigualdades, acudir à emergência climática, assegurar a transição digital e vencer o desafio demográfico“.

A concluir, salientou três condições para o próximo ano: “Paz, solidariedade e confiança são as três mensagens que neste Natal de 2022 quero partilhar com todos os que vivem e trabalham em Portugal e com os portugueses que nos seguem de cada ponto da nossa diáspora“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Redução do défice e dívida “coloca-nos ao abrigo das turbulências do passado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião