Projeto da Altri na Galiza considerado “estratégico” e vai beneficiar de “facilidades”

  • Lusa
  • 2 Janeiro 2023

Investimento da Altri para produção de "lyocell" na Galiza foi considerado um projeto "estratégico" pelo governo local e terá redução de prazos administrativos e "outras facilidades".

O projeto Gama, da Altri, foi distinguido pela Junta da Galiza como projeto industrial estratégico, com as autoridades locais a considerarem a fábrica de fibras sustentáveis como “inovador e ambicioso”.

“Trata-se de um projeto inovador e ambicioso de produção de lyocell, um tecido de alta qualidade, mais ecológico que as fibras artificiais e cada vez mais procurado pela indústria têxtil em todo o mundo”, referiu o presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, no anúncio da atribuição da classificação.

Em comunicado, a Altri refere que a classificação do projeto, que implica um investimento de cerca de 800 milhões de euros, vai permitir “processar a atribuição direta da licença para a instalação da unidade de produção em Palas de Rei (Lugo), mas também há uma redução dos prazos administrativos e outras facilidades para o arranque do projeto”.

O presidente da Altri, José Soares de Pina, saudou a distinção, que disse ser “um marco importante”. “Esta declaração é um marco importante para a tomada de decisão final de investimento e demonstra o compromisso sólido da Junta da Galiza para com a Altri e o desenvolvimento deste projeto único”, afirmou o responsável citado no comunicado.

A Junta da Galiza pretende agora que o Governo espanhol clarifique se este projeto irá receber financiamento dos fundos europeus para a sua materialização.

Este projeto, decorre de um Memorando de Entendimento assinado com a Impulsa, um consórcio público-privado da região da Galiza, para estudar em exclusivo a construção de uma unidade industrial de raiz com uma capacidade produtiva anual de 200.000 toneladas de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis. O projeto implica um investimento superior a 800 milhões de euros e pretende criar cerca de 2.500 novos postos de trabalho, devendo uma decisão final de investimento ser tomada no primeiro semestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projeto da Altri na Galiza considerado “estratégico” e vai beneficiar de “facilidades”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião