Renovações com as resseguradoras foram tardias e instáveis

  • ECO Seguros
  • 3 Janeiro 2023

A Guy Carpenter considera imperativo que as resseguradoras se foquem em soluções viáveis, coberturas completas e preços equilibrados para a sustentabilidade a longo prazo de cedentes e mercados.

O setor dos resseguros encontra-se numa “encruzilhada”, segundo os analistas da Guy Carpenter, naquele que consideram um dos períodos de renovação mais desafiantes jamais experimentados a 1 de janeiro.

“Olhando para além das renovações de janeiro de 2023, é importante lembrar que já estivemos antes em encruzilhadas”, disse Dean Klisura, Presidente e CEO da Guy Carpenter.

No relatório elaborado sobre o período crucial de renovação, a Guy Carpenter – especialistas em risco e resseguro e parte da Marsh McLennan – observa que a época de renovação decorreu extremamente tarde este ano, uma vez que tanto os resseguradores como os cedentes focaram-se em estabelecer um novo equilíbrio de mercado.

Embora o mercado ainda esteja claramente instável, o corretor reconhece que foram feitos progressos no sentido de encontrar caminhos para a conclusão e que muitas questões de cobertura não correntes foram resolvidas.

Isto foi depois de modificações de cobertura mais extremas que foram inicialmente solicitadas por alguns resseguradores para 1 de janeiro ameaçarem “corroer o valor central do produto de resseguros“, na opinião de Guy Carpenter.

“Olhando para além da renovação de janeiro de 2023, é importante lembrar que já estivemos antes numa encruzilhada“, disse Dean Klisura, Presidente e CEO da Guy Carpenter. “Em ciclos anteriores de resseguro, eventos de perdas catastróficas significativas como o Furacão Andrew, os ataques de 11 de setembro de 2001, e os Furacões Katrina, Rita e Wilma foram os catalisadores de correções de mercado que precederam a entrada de novos capitais no setor”.

“É imperativo que a indústria se mantenha concentrada em fornecer soluções viáveis aos clientes, cobertura completa e preços equilibrados para a sustentabilidade a longo prazo dos cedentes e dos mercados”, continuou ele. “A nossa principal prioridade é assegurar que os clientes estejam a obter a cobertura e a clareza de que necessitam para conduzir os seus negócios”.

A Propriedade foi vista como o setor mais desafiado no primeiro dia do ano, com ajustamentos centrados na fixação de preços e cobertura. O desequilíbrio entre a oferta e a procura em caso de catástrofe imobiliária também contribuiu para um mercado pressionado e, em alguns casos, levou a preços e mudanças estruturais “não suportados por considerações técnicas” e com resultados insustentáveis.

Enquanto alguns resseguradores reduziram ou retiraram a sua capacidade imobiliária em 2022, a Guy Carpenter relata que outros estão a encarar este ponto de inflexão do mercado para aumentar a sua participação. A firma acredita que os resultados futuros deverão estabilizar à medida que as deficiências de capacidade forem tratadas.

“Enquanto os resseguradores ajustaram a sua abordagem, a Guy Carpenter trabalhou de perto com os clientes para se preparar para discussões mais detalhadas e técnicas e para definir estratégias sobre múltiplas soluções num ambiente em mudança, e encontrar caminhos para alcançar resultados viáveis de renovação“, disse David Priebe, Presidente da Guy Carpenter.

“Todos reconhecemos que um mercado de resseguro saudável, dinâmico e reativo é crucial para a economia global e para o nosso sucesso coletivo”, concluiu ele.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renovações com as resseguradoras foram tardias e instáveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião