Custos de construção de habitação voltam a travar em novembro

Custos de construção de habitação nova em novembro eram 11,7% mais altos do que há um ano, mas ritmo desacelerou. Materiais ficaram 15,4% mais caros.

Construir uma casa é cada vez mais caro, sobretudo devido ao preço dos materiais — nomeadamente produtos cerâmicos –, que disparou 15,4% em novembro. A pesar na fatura final está também o custo com a mão-de-obra, que subiu 6,7%. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em novembro, os custos da construção aumentaram 11,7%, apesar de terem desacelerado pelo segundo mês.

No penúltimo mês de 2022, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) subiu 11,7% face a novembro de 2021, mas isto representa uma desaceleração de 0,6 pontos percentuais face a outubromês em que a subida foi de 12,5%.

Índice de Custos de Construção de Habitação Nova.INE

A evolução do índice em novembro deveu-se, sobretudo, ao preços dos materiais de construção, que ficaram 15,4% mais caros. Contudo, também aqui se verificou uma desaceleração de 1,7 pontos percentuais face a outubro.

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão os produtos cerâmicos — crescimentos homólogos dos preços de cerca de 60% — e o cimento, as madeiras e derivados de madeira, os mármores e produtos de mármore e o consumo de produtos energéticos — subidas superiores a 20%.

Além disso, o custo da mão-de-obra subiu 6,7% face a novembro de 2021, havendo também uma desaceleração face a outubro. O custo dos materiais contribuiu com 8,9 pontos percentuais para a taxa de evolução do índice e a componente de mão-de-obra pesou 2,8 pontos percentuais, refere o INE.

Numa análise em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi 0,8% em novembro, enquanto o custo dos materiais diminuiu 0,6% e custo da mão-de-obra subiu 3,2%, de acordo com os dados do INE.

(Notícia atualizada às 11h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos de construção de habitação voltam a travar em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião