Empréstimos bancários deixam ministro das Finanças alemão sob suspeita

  • Mariana Marques Tiago
  • 9 Janeiro 2023

Em causa está um vídeo que Christian Lindner terá gravado para o BBBank e que lhe poderá ter garantido dois empréstimos. As autoridades alemãs suspeitam que exista um conflito de interesses.

O ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, poderá vir a ser investigado pelo Ministério Público do país por corrupção. Em causa está um vídeo que o político terá gravado em 2021 para congratular o BBBank pelo 100.º aniversário e que lhe poderá ter garantido dois empréstimos.

Em maio do ano passado, o político alemão discursou num vídeo a propósito do centésimo aniversário do BBBank, um banco de retalho com sede em Karlsruhe. No entanto, em momento algum houve uma referência ao facto de ter recebido um empréstimo da mesma instituição. As autoridades alemãs suspeitam da existência de um conflito de interesses.

Meses antes, em janeiro, Lindner obteve um empréstimo de cerca de 2,35 milhões de euros, valor que lhe permitiu comprar uma casa em Berlim (no valor de 1,65 milhões de euros) e cobrir despesas extraordinárias envolvidas, como os custos de renovação.

Ainda em 2021, dois meses após o vídeo que agora está a gerar polémica, o alemão garantiu um novo empréstimo por parte do mesmo banco, desta vez no valor de 450 mil euros, que lhe permitiu obter uma outra propriedade em Karlsruhe, sudoeste do país.

Lidner pode perder imunidade parlamentar

O Ministério Público alemão já deu início a uma avaliação preliminar para perceber se a imunidade parlamentar de Christian Lindner deve ser levantada. O objetivo é avançar para uma investigação completa e minuciosa do assunto. Segundo o procurador-geral, este processo é “normal”, dadas as circunstâncias e não significa que o político alemão possa vir a ser acusado de algum crime.

No código penal alemão está contemplado que um funcionário pode ser multado ou sentenciado até três anos de prisão se exigir ou aceitar receber qualquer “benefício (para si mesmo ou para um terceiro) pelo desempenho das suas funções”.

Em resposta, o advogado do ministro, Christian Schertz, esclareceu ao alemão Tagesspiegel, que o político teve o financiamento das propriedades “muito antes de assumir o cargo de ministro das Finanças” e acrescentou que “discursar a propósito do 100.º aniversário de um banco se encaixa nas funções de um ministro”. Schertz negou ainda qualquer ligação entre o vídeo e os empréstimos concedidos.

Até ao momento, o ministério das Finanças alemão não avançou se o ministro revelou a sua relação com o BBBank aquando da gravação do vídeo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empréstimos bancários deixam ministro das Finanças alemão sob suspeita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião