Médico Victor Ramos e professora Lucília Nunes vão liderar o Conselho Nacional da Saúde

  • Joana Abrantes Gomes
  • 19 Janeiro 2023

O Conselho de Ministros escolheu Victor Ramos e Lucília Nunes para liderarem o órgão consultivo do Ministério da Saúde nos próximos quatro anos, sucedendo a Henrique de Barros e Ana Nunes de Almeida.

O Governo designou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o médico Victor Ramos e a professora Lucília Nunes para os cargos de presidente e vice-presidente, respetivamente, do Conselho Nacional da Saúde (CNS), informou esta quinta-feira o Ministério da Saúde. O mandato dos novos responsáveis, propostos pelo ministério tutelado por Manuel Pizarro, terá a duração de quatro anos.

Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Saúde agradece “o trabalho e empenho” de Henrique de Barros e Ana Nunes de Almeida, anteriores titulares dos cargos de presidente e vice-presidente do CNS, e “renova o compromisso com a procura de consensos alargados relativamente à política de saúde, através da auscultação das várias entidades científicas, sociais, culturais e económicas”.

Victor Ramos, que sucede a Henrique de Barros como presidente do órgão consultivo, é licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, com especialidade em Medicina Geral e Familiar, e pós-graduado em Saúde Pública e em Educação Médica. Depois de um início de carreira no então Hospital Distrital de Évora e no Centro de Saúde da mesma cidade, foi médico de família em várias unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Lisboa e em Cascais.

Victor Ramos, o novo presidente do Conselho Nacional da Saúde

Atualmente, Victor Ramos preside ao Conselho de Administração da Fundação para a Saúde – SNS, desde 2020, e é professor convidado na Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, onde colabora desde 1985, e na Universidade de Évora, onde foi diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano no período de instalação (2021-2022). Foi também vice-presidente da União Europeia dos Médicos de Clínica Geral (UEMO) de 1993 a 1995 e colaborou no processo de transformação dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal, integrando a respetiva Unidade de Missão.

Lucília Nunes é licenciada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola Superior de Enfermagem Fernanda Resende e em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa. Possui ainda dois mestrados – um em História Cultural e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e outro em Ciências de Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa – e um doutoramento em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Lucília Nunes, nova vice-presidente do CNS

A sucessora de Ana Nunes de Almeida é agora professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e integra órgãos de ética de diferentes estabelecimentos de ensino e unidades de saúde do SNS. Anteriormente, integrou o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida a partir de 2009 e foi vice-presidente desse órgão entre 2015 e 2021. Além disso, já havia integrado o Conselho Nacional de Saúde entre 2019 e 2021.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Médico Victor Ramos e professora Lucília Nunes vão liderar o Conselho Nacional da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião