ADSE quer aumentar preços que paga aos privados para evitar mais saídas das convenções

  • ECO
  • 24 Janeiro 2023

Para recuperar atos e médicos que têm vindo a sair das convenções com a ADSE, este instituto público prepara-se para subir os preços que paga aos privados pela segunda vez em pouco mais de um ano.

Pela segunda vez em pouco mais de um ano, a ADSE (subsistema de saúde dos funcionários públicos) prepara-se para aumentar os preços que paga aos grupos de saúde privados, noticia o Público (acesso condicionado). O aumento visa “recuperar atos e médicos que têm vindo a sair das convenções com a ADSE” e “evitar mais saídas”, diz Eugénio Rosa, representante dos beneficiários no conselho diretivo deste instituto público.

Proposta pela associação de hospitalização privada com o argumento da subida dos custos provocada pelo disparar da inflação em 2022, a revisão da tabela do regime convencionado da ADSE demorou um mês e meio a receber ‘luz verde’ do Governo. A aprovação da nova tabela foi ainda reclamada pelo conselho geral e de supervisão (órgão de acompanhamento, controlo e consulta para a definição das linhas gerais de atuação da ADSE).

De acordo com Eugénio Rosa, “um dos maiores problemas que a ADSE enfrenta resulta do facto dos prestadores — nomeadamente, os grandes grupos de saúde (Luz, Cuf, Lusíadas, grupo hospitalar do Algarve, Trofa) — terem retirado das convenções muitas consultas de especialidade, exames e cirurgias, e também médicos, nomeadamente os mais diferenciados, com a justificação de que os preços pagos não cobrem os custos nem permitem pagar honorários aceitáveis aos médicos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ADSE quer aumentar preços que paga aos privados para evitar mais saídas das convenções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião