Taxa de reembolso dos fundos do Portugal 2020 em 81% no final de 2022

  • Lusa
  • 30 Janeiro 2023

Portugal está assim em segundo lugar no ranking dos 15 Estados-membros com orçamentos superiores a 7.000 milhões de euros.

A taxa de reembolso dos fundos do Portugal 2020 (PT 2020) ascendeu a 81% no final de 2022, colocando Portugal em segundo lugar no ranking dos Estados-membros com orçamentos semelhantes, anunciou o Governo, citando dados de Bruxelas.

“Portugal mantém os bons resultados no que respeita à execução dos fundos europeus, comparativamente com os seus parceiros europeus. De acordo com os dados da Comissão Europeia, no final de 2022, Portugal apresentava uma taxa de reembolso de 81% dos fundos do Portugal 2020”, indicou, em comunicado, o gabinete da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Portugal está assim em segundo lugar no ranking (avaliação) dos 15 Estados-membros com orçamentos superiores a 7.000 milhões de euros, com uma taxa superior em seis pontos percentuais à média europeia. A liderar a tabela está a Polónia (82%) e, a seguir a Portugal, a República Checa.

No final de 2022, o Portugal 2020 atingiu 87% de execução, ultrapassando em 100 milhões de euros a meta fixada para os fundos da política de coesão. A Comissão Europeia transferiu, no mesmo ano, para Portugal, sob a forma de pré-financiamentos ou de reembolso de despesas, 3.294 milhões de euros.

Em 2023, o último ano de execução do Portugal 2020, serão intensificados os mecanismos de acompanhamento junto dos beneficiários, promovendo o bom encerramento dos projetos, com vista à maximização dos resultados e à total absorção dos fundos europeus disponíveis”, assegurou o executivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de reembolso dos fundos do Portugal 2020 em 81% no final de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião