Fed sobe taxa em 25 pontos base. “É encorajador ver um processo desinflacionista em curso”, diz Powell

A Reserva Federal norte-americana reduziu pela segunda vez consecutiva o ritmo de subida das taxa de juro do dólar, aumentando a Fed Funds em apenas 25 pontos base para o intervalo de 4,5%-4,75%.

A Reserva Federal norte-americana (Fed) está definitivamente a abrandar a subida das taxas de juro. Esta quarta-feira, Jerome Powell anunciou uma subida de apenas 25 pontos base do preço da moeda norte-americana, colocando a Fed Funds no intervalo 4,5%-4,75%.

“É encorajador ver um processo desinflacionista em curso com um mercado de trabalho forte”, refere Jerome Powell, presidente da Fed no decorrer da conferência de imprensa após o anúncio da subida das taxa de juro.

Esta medida surge após um aumento de 50 pontos base em dezembro e depois da Fed ter realizado quatro aumentos consecutivos de 75 pontos base para tentar travar a escalada da inflação nos EUA. A decisão de hoje coloca a taxa de juro ao nível mais elevado desde outubro de 2007.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

“Os indicadores recentes apontam para um crescimento modesto das despesas e da produção. Os ganhos de emprego têm sido robustos nos últimos meses, e a taxa de desemprego tem permanecido baixa. A inflação tem abrandado um pouco, mas continua elevada”, refere a Fed em comunicado, sublinhando que o plano de subidas da taxa de juro ainda não se esgotou.

Powell anunciou ainda que “teremos quase certamente de manter a nossa posição restritiva durante algum tempo” e que a Fed ainda “tem muito trabalho pela frente”, desde logo porque, segundo Powell, “a taxa de inflação continua muito acima do objetivo.”

O anúncio do presidente da Fed não foi uma total surpresa. Já no final de novembro, Powell revelou que o tempo de abrandar o ritmo de subida das taxa de juro poderia chegar após a reunião de dezembro.

A decisão anunciada esta quarta-feira pela Fed foi também ao encontro das expectativas dos investidores e dos analistas, que perspetivavam este resultado por conta da taxa de inflação nos EUA estar a descer há seis meses consecutivos e a economia norte-americana continuar a crescer.

Ainda esta manhã, numa nota enviada aos seus clientes, os analistas Jim Reid e Henry Allen do Deustsche Bank anunciavam que um aumento de 25 pontos base da Fed marcaria “a primeira subida ‘normal’ [das Fed Funds] desde Março de 2022”, quando o banco central norte-americano iniciou o seu grande impulso anti-inflação.

Apesar deste abrandamento, a Fed não retira o pé do acelerador. “O Comité [Federal de Mercado Aberto – FOMC] antecipa que novos aumentos no intervalo da taxa serão apropriados para se atingir uma postura de política monetária suficientemente restritiva para devolver a inflação a 2% no longo do tempo”, refere o banco central em comunicado, que revela ainda que se tratou de uma decisão unânime por parte de todos os governadores da Fed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed sobe taxa em 25 pontos base. “É encorajador ver um processo desinflacionista em curso”, diz Powell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião