Venda de carros em janeiro 9,5% abaixo de 2019 mas “está a normalizar”

Mercado automóvel português caminha para a recuperação depois de redução de problemas no fornecimento de matérias-primas. Híbridos foram mais procurados que carros a gasóleo.

Os portugueses compraram mais carros em janeiro do que em 2022 mas o mercado ainda está abaixo de 2019. No primeiro mês do ano, foram matriculados 17.455 veículos, mais 43% na comparação com igual mês do ano passado mas 9,5% abaixo do mesmo período de 2019.

O crescimento face a 2022 “decorre essencialmente da tendência para a normalização das cadeias de abastecimento, nomeadamente, da produção de semicondutores, e da carteira de encomendas de clientes que se encontrava por satisfazer”, refere em comunicado a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O comércio de carros de ligeiros de passageiros foi o que mais cresceu face a 2022, aumentando 48,4%, para 14.639 unidades. Peugeot, Renault e Dacia são as três marcas que lideram a tabela. A gasolina foi o principal combustível escolhido, com 35,7%. O gasóleo ficou com 16,5% e foi menos procurado que os veículos híbridos puros (16,6%), sem tomada de carregamento.

Fonte: ACAP

Os carros elétricos ficaram com uma ‘fatia’ de 15,4% nas vendas de ligeiros de passageiros, com 2.254 unidades, um dos maiores números de sempre. Os híbridos plug-in, com tomada exterior de carregamento, ficaram com uma quota de 10,8%

As vendas de carros ligeiros de mercadorias tiveram um crescimento mais modesto, aumentado 15,3% face a 2022, para 2.186 unidades.

Nos pesados, o aumento foi de 41,9% face a 2022, para 630 matrículas. Esta é a única tipologia de veículos com mais vendas do que em janeiro de 2019, com um crescimento de 9,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda de carros em janeiro 9,5% abaixo de 2019 mas “está a normalizar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião